Sem categoria

Pisa da Uva atrai visitantes e turistas em São Roque (SP)

Os apaixonados pela cultura lusitana poderão vivenciar todos os passos da produção do vinho artesanal na quinta edição da Pisa da Uva da Quinta do Olivardo, em São Roque, no interior de São Paulo. O evento ocorre nos dias 16, 23 e 30 de janeiro.

No dia da pisa, os visitantes recebem um cesto e um chapéu e, assim como faziam os antigos colonos, percorrem os caminhos formados pelos parreirais para colher os cachos dos frutos.

Divulgação

uva6uva6

Visitantes colhem uvas na Quinta do Olivardo, em São Roque (SP)

Assim que são retirados dos parreirais, os cachos vão para o lagar, construção em pedras usada para o preparo do vinho, onde serão pisados e se transformam em vinho artesanal da melhor qualidade. O diferencial é que o preparo não fica só por conta dos produtores. Os visitantes também participam de todo o processo.

Grupos folclóricos levam para a pisa as tradições da cultura portuguesa. Ao som dos folclores lusitanos, o público poderá acompanhar as apresentações e ainda, aprender a dançar os ritmos típicos de Portugal.

Para participar, os visitantes podem comprar um pacote que inclui o acompanhamento da colheita, a pisa da uva e um almoço completo com as principais delícias da gastronomia portuguesa. O valor é de R$ 180 (crianças de 8 a 12 anos pagam meia).

Divulgação

uva2uva2

A 5ª edição da Pisa da Uva da Quinta do Olivardo ocorre nos dias 16, 23 e 30 de janeiro

Para o almoço, o destaque será a Espetada Madeirense. Suculentos pedaços de carne bovina, espetados em um galho de louro e assados na brasa, servidos com milho frito.  O prato foi premiado no Festival Gastronômico Sabor de São Paulo e está entre os 30 melhores pratos característicos da culinária regional paulista.

“A pisa da uva é uma das etapas mais importantes para a produção de um bom vinho e é muito enriquecedor que o turista tenha essa experiência de auxiliar na colheita e pisa”, diz Olivardo Saqui, proprietário da Quinta do Olivardo. “É a valorização da importância que o vinho tem para nossa cultura ao promover a confraternização de amigos e familiares em torno de uma boa mesa”.

Restaurante_Quinta_do_Olivardo_02Restaurante_Quinta_do_Olivardo_02

São Roque, a 60 km da capital paulista, comercializa por ano 17 milhões de litros de vinho. Desse total, dois milhões são feitos com as uvas produzidas na região. Os outros 15 milhões envasados têm como matéria-prima uvas de outras partes do país, segundo dados do Sindusvinho (Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque).

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo fica no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque. As reservas de mesas podem ser feitas pelos telefones (11) 4711-1100 e 4711-1923.