Pernambuco reúne praias, história, cultura, gastronomia e belezas …

Se a primeira coisa que vem à sua mente quando pensa em Pernambuco são as praias, existe uma justificativa: elas são muitas e lindas. Também pudera, o litoral tem 187 quilômetros de diversidade. Mas o estado é muito mais do que é isso. Com cidades históricas, cultura, sabores marcantes e ritmos contagiantes, é um destino turístico que agrada toda a família em qualquer estação do ano.

O maravilhoso litoral  uma das principais atraes de Pernambuco  (Foto: Acervo Flickr / TurismoPernambuco / Divulgao)O maravilhoso litoral é uma das principais atrações de Pernambuco (Foto: Acervo Flickr / TurismoPernambuco / Divulgação)

É superfácil chegar lá. É o estado do Nordeste com maior número de conexões de voos. Para quem curte praia, tem para todos os gostos, seja a urbana e movimentada de Boa Viagem, na capital Recife, nos estonteantes refúgios de Porto de Galinhas e da ilha de Fernando de Noronha, ou ainda em locais quase inexplorados, mas de beleza ímpar, como a Praia de Carneiros.

A região do sertão pernambucano também é rica em belas paisagens da caatinga e um destino turístico até pouco tempo improvável no estado, com o enoturismo. Enquanto se conhece a história do Vale do São Francisco e cidades como Petrolina, o visitante poderá degustar alguns dos melhores vinhos produzidos no Brasil. E por falar em Petrolina, conhecida como a capital do São Francisco, é um ótimo lugar para quem quer conhecer de perto o Velho Chico.

Tem coisa melhor e mais romântica do que curtir um bom vinho no friozinho? É o que você vai poder fazer em cidades do agreste pernambucano como Gravatá, que nos meses de junho e julho fica com temperaturas mais baixas graças aos seus 447 metros de altitude. A estação é também marcada pela cultura, com um dos eventos musicais mais famosos do nordeste, o Festival de Inverno de Garanhuns, que fica quase 900 metros acima do nível do mar.

Marco Zero, no Recife Antigo,  uma das belezas histricas da capital pernambucana  (Foto: Sol  Pulquerio / Divulgao)Marco Zero, no Recife Antigo, é uma das belezas históricas da capital pernambucana (Foto: Sol Pulquerio / Divulgação)

Memória preservada

Pernambuco também é um lugar para viver a história do Brasil, já que foi uma das primeiras áreas do país ocupadas pelos portugueses e atraiu muitos outros colonos europeus, especialmente graças à exploração da cana-de-açúcar. Esses diversos povos construíram o estado que conta com um dos mais ricos patrimônios arquitetônicos da América Colonial. A região metropolitana de Recife preserva joias como o Centro Histórico da cidade de Igarassu, tombado pelo IPHAN. Lá fica uma das igrejas mais antigas do país. Dedicado a São Cosme e a São Damião, o prédio de 1535 faz parte de um bem preservado conjunto arquitetônico.

A capital também não fica para trás, com seu bairro mais tradicional, o Recife Antigo, um grande polo cultural. Nele fica o Marco Zero da cidade e a mais antiga sinagoga das Américas, Kahal Zur Israel, de 1637. Próxima de Recife está outra cidade histórica que pode ser visitada na mesma viagem, Olinda, dona do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

Bolo de rolo  uma das grandes estrelas da culinria de Pernambuco  (Foto: Roberto Rosa / Divulgao)Bolo de rolo é uma das grandes estrelas da culinária de Pernambuco (Foto: Roberto Rosa / Divulgação)

Culinária de sabores marcantes

Você já provou o delicioso bolo de rolo, Patrimônio Imaterial de Pernambuco? E as versáteis tapiocas? Então nada melhor do que experimentá-los diretamente no local de onde vêm. Essas são apenas algumas das delícias que uma viagem para Pernambuco pode oferecer. Estado com influências de povos europeus, africanos e indígenas, sua gastronomia transmite isso com pratos típicos como o sarapatel, a peixada pernambucana, macaxeira com charque, carne de sol, dobradinha e muitos outros.

Carnaval pernambucano contagia populao e turistas que passam por l  (Foto: Juarez Ventura / Divulgao)Carnaval pernambucano contagia população e turistas que passam por lá (Foto: Juarez Ventura / Divulgação)

Festas e feiras

Nas festas, o povo pernambucano é imbatível. O carnaval está entre os mais famosos do Brasil, com tradições únicas como o ritmo do frevo e do maracatu, que embalam o período e o Galo da Madrugada, um dos maiores blocos carnavalescos do país, além dos divertidos Bonecos de Olinda. É também no estado que se comemora a maior festa de São João do mundo, na cidade de Caruaru.

Outro atrativo para os turistas é a riqueza cultural, que pode ser conferida em locais como a tradicional Feira de Caruaru, onde se pode conhecer o mais belo artesanato do estado. Peças de literatura de cordel, objetos de madeira e barro são algumas das principais marcas da região. Entre essas manifestações artísticas e culturais tem destaque também as rendas Renascença, de origem europeia e uma tradição passada entre gerações, com destaque para as cidades de Poção e Pesqueira. Além disso tudo, a capital Recife é um dos polos cinematográficos mais importantes da história brasileira.

Ufa! É muita coisa, né? Então nada melhor do que vivenciar isso tudo com uma visita a Pernambuco.

Pernambuco Coração do Nordeste, acesse: www.descubrapernambuco.com.br

Pernambuco Corao do Nordeste - Logos (Foto: Divulgao)

 

 

 

Pin It

Comments are closed.