Patrimônio da Unesco, Le Havre celebra 500 anos com arte e regata

Localizada às margens do Canal da Mancha, Le Havre celebra neste mês 500 anos de sua fundação. Patrimônio Histórico da Unesco desde 2005, a cidade francesa terá –entre 27 de maio e 5 de novembro– uma uma série de instalações artísticas, festivais e exposições que a torna um dos destinos culturais mais importantes da Europa em 2017. Destaque para a exposição do quadro “Impression Soleil Levant”, de Claude Monet, e Regata Transatlântica Jacques Vabre.

De um dos portos mais importantes da França às ruínas da 2ª Guerra Mundial, Le Havre foi reconstruída toda em concreto, pelo arquiteto Auguste Perret, após ser completamente destruída em 1944. Seu estilo e trabalho singular levou a cidade a ser considerada, por historiadores e urbanistas, uma das maiores realizações arquitetônicas do século 20.]

Créditos: Veni/iStock

Localizada nas margens do Canal da Mancha, Le Havre fica a cerca de 200 km ao norte de Paris

Há 11 anos esse conjunto arquitetônico foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. A cidade também tem uma série de conexões com o Brasil que começam desde o comércio de café do Brasil a França até um majestoso teatro projetado por Oscar Niemeyer no coração da cidade, conhecido como “Le Volcan”.

Para comemorar seu legado e história de 500 anos, a cidade promove o festival “Summer in Le Havre”: uma mistura de intervenções artísticas no espaço público e exposições que prometem trazer, nos cinco meses de  programação, 50 artistas convidados, cinco mostras temporárias, um circuito com cerca de 30 produções artísticas, instalações temporárias, obras permanentes e festivais de música.

Mas um dos momentos mais esperados –e simbólicos do ano– é a volta do quadro “Impression, soleil levant”, de Claude Monet, para a cidade. Exibido em uma exposição temporária entre 9 de setembro e 8 de outubro, a obra de óleo sobre tela reproduz a entrada do porto de Le Havre em 1872 e deu início –e o nome– ao movimento impressionista.

Além disso, a cidade, que foi o berço da vela na Europa, também será o ponto de partida de uma das mais importantes regatas transatlânticas do mundo: a Transat Jacques Vabre, que tem como destino a cidade de Salvador, no Brasil.

Todas essas atrações são motivos de sobra para conhecer a cidade e a Normandia. A duas horas de Paris de trem ou carro e com excelente infraestrutura hoteleira, Le Havre é também um ótimo ponto de partida para explorar toda a Normandia, como as falésias de Étretat e as cidades de Honfleur e Deauville.

Imortalizada pelos mestres do impressionismo, a região é um desses raros destinos que misturam arquitetura, arte, paisagens bucólicas, espiritualidade e gastronomia. É possível encontrar, na mesma região, as praias e jardins que inspiraram Monet e Boudin na maioria de suas obras, a arquitetura de Auguste Perret, lugares históricos de guerras como as dos 100 anos e 2ª Guerra, a basílica de Santa Tereza, o Mont Saint Michel, além de degustar as melhores cidras e queijos, como o Camembert e Livarot.

Pin It

Comments are closed.