Destinos, Gastronomia, Principais, Viagem

Paraty, Patrimônio Mundial que transborda beleza, cultura e muita história

*Conheça Paraty pelos olhos das jornalistas, Julia Paiva e Nadine Alves. Todos os conteúdos, fotos e informações foram disponibilizados no Instagram do Portal (@midia.turis)

Cais de Turismo de Paraty
Cais de Turismo de Paraty | Foto: Nadine Alves
Azulejo português em frente a fachada histórica em Partaty | Parati
Centro Histórico de Paraty | Foto: Nadine Alves

Saiba o que fazer em Paraty com poucos dias!

Paraty está localizada na região Sul do Rio de Janeiro e faz divisa com o estado de São Paulo. Ao todo, são 230 quilômetros de distância da capital carioca (Rio de Janeiro, RJ). Paraty engloba uma série de belezas naturais magníficas representadas por uma linda junção de montanhas com oceanos, cachoeiras, rios, florestas, dentre os mais diversos encantos da biodiversidade regional.  A cidade é, literalmente, situada entre dois rios e um oceano! Além disso, respira muita história e cultura proveniente dos povos colonizadores. Atualmente, foi considerada como Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Sabia que Paraty já foi capital do Brasil? Em 1597, a tripulação portuguesa desembarcou na região já povoada por índios guaianás. Neste período, Paraty fazia parte da capitania de São Vicente, dada à localização geográfica, foi considerada capital brasileira. Uma boa parte das tribos indígenas, tamoios e guaianás, residentes do local, se manteve na região conforme acordo pacífico realizado com a metrópole portuguesa.

Centro Histórico de Paraty | Foto: Nadine Alves

No entanto, muitos índios foram escravizados e forçados a construir o asfalto de pedras que é tombado até hoje e faz parte das principais rotas turísticas do Centro Histórico de Paraty.

Já percebeu que todas as ruas do centro de Paraty são parecidas?

Provavelmente, você irá se perder em algum momento. Mas tudo isso tem um motivo! Os becos, vielas e esquinas similares faziam parte de uma estratégia militar para evitar invasões inimigas e foram arquitetados pelos portugueses e executados por índios e negros escravos.

Em meio à tamanha exuberância de belezas naturais e espantosa história local, como preparar um roteiro enxuto para aproveitar todos os encantos da cidade?

O que fazer em Paraty – RJ?

Paraty é rodeada por diversas ilhas com piscinas naturais, cada uma possui sua história e formosura. É, realmente, incrível conhecer de perto cada uma delas. Por isso, no Cais do Porto de Paraty existe uma grande opção de passeios turísticos de barco, escuna, veleiro, entre outros. O Cais é bem próximo do Centro Histórico e faz parte do cartão postal de Paraty.

Fizemos o passeio de escuna com a Agência Shalom (@agenciashalom_turismo), duração total de 5 horas. A escuna possui uma ótima estrutura, com 2 andares, repleta de funcionários e garçons, música ao vivo, extenso cardápio para almoço ou petiscos, drinks, frutas tropicais variadas, além de ser super agradável com ambiente acolhedor.

Escuma Shalon na Cidade de Paraty
Escuna Shalom | Foto: Nadine Alves
Terra a Vista! Paraty
Escuna Shalom | Foto: Nadine Alves
Caipirinha de Maracujá é uma das preciosidades de Paraty
Caipirinha de Maracujá |Foto: Julia Paiva

O roteiro é bastante completo e contempla a respectiva história de cada ilha paradisíaca, fazendo parte das paradas obrigatórias dos turistas na Baía de Paraty! Confira no @midia.turis

  • Primeira parada:
    Ilha compridaaquário natural dos peixes!
peixes podem ser avistados ao lado dos banhistas em paraty
Ilha comprida | Foto: Nadine Alves
coqueiros e palmeiras enfeitam a vista da ilha comprida
Ilha comprida | Foto: Nadine Alves
  • Segunda Parada:
    Praia Vermelha desembarque pelo bote ou nadando, como preferir (também é disponibilizado o uso de boias)!
O passeio de escuna tem algumas paradas incríveis como na praia vermelha
Praia Vermelha| Foto: Nadine Alves
  • Terceira parada:
    Lagoa Azul parada do almoço!
Lagoa lembra dos mares do Caribe
Lagoa Azul | Foto: Nadine Alves

Além da alta gastronomia, também encontramos petiscos
Petiscos | Foto: Nadine Alves
  • Quarta Parada:
    Praia da Luladesembarque pelo bote ou nadando, café da tarde com variados tipos de frutas!
O Mar de paraty oscila entre o azul turquesa e o verde royal
Praia da Lula | Foto:Julia Paiva
Nada como um café para iniciar mais um dia na incrível Paraty
Cafezinho | Foto:Julia Paiva

Como Chegar em Paraty – RJ?

Para quem deseja sair de carro do Rio de Janeiro, a melhor rota é pela BR-101 (Rio – Santos), cujo percurso é feito pelo litoral e a vista é maravilhosa. Para os motoristas que vão por São Paulo, a BR-116, até Guaratinguetá, é uma boa opção. O trajeto final é pela BR-459. Para quem não está preocupado com horário de chegada, a alternativa mais interessante é a Rio-Santos, exatamente por apresentar belos cenários ainda na estrada. As alternativas para quem sai de São Paulo são muitas. Tudo depende do seu interesse, tempo e disposição para o trajeto.    

Aos que vão de ônibus, uma boa rota é pelo Rio de Janeiro. Nos dois aeroportos da cidade (Galeão e Santos Dummont) há um ônibus executivo — chamado de frescão — que leva até a Rodoviária Novo Rio, onde é possível comprar a passagem para embarcar rumo a Paraty. Não é comum que os assentos se esgotem, mas se for alta temporada, vale comprar com alguns dias de antecedência. Quem opera o trecho do Rio de Janeiro para Paraty é a Viação Costa Verde. As viagens acontecem entre 5h e 21h e ônibus estão disponíveis durante todo o dia. O custo do trecho é de R$ 77,50 e a viagem tem duração média de 4h30. Para quem pretende sair de São Paulo, o trajeto tem duração de 6h, custo de R$ 58,44 e é operado pela Reunidas Paulista

Você pode também alugar um carro para tornar sua viagem ainda mais gostosa aproveitando a maravilhosa vista do caminho. Nossa dica é: RentCars

Onde ficar em Paraty – RJ?

Apenas 13 minutos de distância, a pé, Centro Histórico de Paraty, está localizada a Pousada Príncipe dos Mares (@pousada_principe_dos_mares).

Fachada da Pousada em Paraty
Fachada da Pousada Príncipe dos Mares | Foto: Nadine Alves

A perfeita localização é um ponto fortíssimo da hospedaria. Além disso, o local proporciona uma área externa extremamente aconchegante com piscina, quartos organizados e estrutura apaixonante, café da manhã próximo à cozinha (de livre acesso aos hóspedes) e a área externa.

São dois andares com quartos para todos os gostos e preferências dos clientes (individual, família, casal). Confira no @midia.turis!

Na recepção da Pousada Príncipe dos Mares, o atendimento é disponível 24h para check-in. Ainda é possível fechar pacotes de rotas turísticas que oferecem escuna para as variadas ilhas, tour cultural com informações sobre o Centro Histórico, esportes radicais e aventura, turismo ecológico, entre muitas outras opções.

Área externa da pousada príncipe dos mares em Paraty
Piscina | Foto: Nadine Alves
As cores da Pousada são inspiradas na coloração da época colonial. ainda muito presente na cidade de Paraty
Área externa | Foto: Nadine Alves

Sobre o autor

Uma pessoa livre e que adora fotografar todos os lugares que tem a oportunidade de visitar. Amo viajar e escrever sobre os mais diversos temas. Tenho 21 anos e sou uma jornalista apaixonada por novas experiências. Principalmente aquelas que são capazes de despertar o meu profundo interesse em conhecer o mundo e escrever sobre os mais memoráveis momentos da minha trajetória.
Aproveite!