Principais

Pão de Açúcar é um dos cartões-postais mais visitados do mundo

Todos os anos, aproximadamente 1,5 milhão de visitantes do mundo passam pelas estações do bondinho do Pão de Açúcar, na Urca, no Rio de Janeiro, com destino a um dos cartões-postais mais visitados do país e do mundo.

O primeiro trecho, que leva ao Morro da Urca, é percorrido em pouco mais de três minutos e inclui vistas deslumbrantes da praia Vermelha e das orlas do Leme e Copacabana, pelo lado direito, e da enseada de Botafogo com o Cristo ao fundo, pela esquerda.

image009image009

O teleférico foi o primeiro a ser implantado no país e até hoje tem ares de visionário, dada a grandeza de sua construção. O trecho inicial liga a praia Vermelha ao Morro da Urca, numa extensão de 528 metros e 220 metros de altura. Outros 750 metros separam o Morro da Urca do Pão de Açúcar, o ponto mais alto do passeio.

Atualmente, a visitação média diária é de 4,5 mil pessoas. Entre o público, 75% são brasileiros e 25% estrangeiros.

Morro da Urca 

No primeiro desembarque o visitante chega à praça dos Bondes, local onde estão expostos bondinhos de gerações anteriores, de 1912 e 1972, além de duas esculturas de bronze, em tamanho real, dos responsáveis pela idealização e implantação de cada um deles, Augusto Ferreira Ramos e o engenheiro Cristóvão Leite de Castro.

Alexandre Macieira/Riotur

Alexandre Macieira/RioturAlexandre Macieira/Riotur

Casal observa vista da orla do Rio de Janeiro no mirante do Morro da Urca

À direita está a Via Verde, mirante que circunda uma das faces do Morro da Urca e é um excelente ponto de observação da fauna e da flora do Complexo. Também é no Morro da Urca que está localizado o Cota 200 Restaurante. Contornado por varandas, o local é ideal para relaxar e apreciar o melhor da gastronomia brasileira.

Seguindo em direção à estação que leva ao Pão de Açúcar, fica o Anfiteatro, espaço com palco e arquibancada para 700 pessoas que pode ser usado para vários tipos de eventos; o Espaço Baía de Guanabara, ambiente charmoso com lojas e restaurantes; o Espaço Cultural Cocuruto, que traz a história do teleférico por meio da exposição de maquinário e de recursos audiovisuais; e o Mirante Maria Ercília Leite de Castro –com vista para o Pão de Açúcar– ideal para a realização de coquetéis, jantares, festas de casamentos, eventos promocionais e corporativos.

No Morro da Urca também há um serviço privativo de voo panorâmico de helicóptero oferecido por empresa terceirizada.

Pão de Açucar

iStock_000057001776_SmalliStock_000057001776_Small

A 396 metros acima do nível do mar, no segundo desembarque, o bondinho oferece uma vista 360o ainda mais deslumbrante do Rio de Janeiro. Além da orla da zona sul, é possível contemplar a Pedra da Gávea, o Maciço da Tijuca e o Corcovado com a imagem do Cristo Redentor, a Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo, o Centro da cidade, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico do Dedo de Deus.

O ponto mais alto do complexo também conta com lanchonetes e lojas com opções de presentes e souvenirs, ideal para quem deseja presentear parentes e amigos; além de um mirante de tirar o fôlego do mais exigente dos visitantes. 

História

image011image011

Inaugurado em 27 de outubro de 1912, o bondinho do Pão de Açúcar inseriu o Rio de Janeiro no roteiro das grandes atrações turísticas mundiais. Hoje, o seu deslizar tranquilo já faz parte da paisagem da cidade. O trecho inicial, entre a praia Vermelha e o Morro da Urca transportou, durante a inauguração, aproximadamente 570 passageiros. O segundo trecho, que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar entrou em funcionamento poucos meses depois, em 18 de janeiro de 1913.

Bondinho do Pão de Açúcar
Onde: Avenida Pasteur, 520, Urca, Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2546-8433
Horário: Diariamente, das 8h às 19h50
Ingresso (trajeto completo): R$ 62 (adultos) e R$ 31 (6 a 21* anos, idosos, estudantes e portadores de necessidades especiais
www.bondinho.com.br

* Mediante apresentação da documentação comprovante necessária