Vinho e Viagem

Palmela aposta no enoturismo

Entre 11 e 13 de Maio, Palmela dinamiza a 23ª edição da Mostra de Vinhos em Fernando Pó, que apresenta os melhores vinhos produzidos no concelho. O certame encontra-se em ponto de viragem, realizando-se pela primeira vez no novo pavilhão da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó.

O pavilhão, inaugurado no Verão de 2017, é fruto de uma candidatura do município ao Portugal 2020, no âmbito do projecto Centro Rural Vinum. No conforto deste espaço renovado estarão à prova 28 vinhos tintos e 17 branco do concelho de Palmela, com os 10 Melhores Vinhos do Ano, escolhidos em prova cega pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, a ser divulgados no domingo.

O enoturismo é a grande aposta do programa de 2018, com vista a dinamizar a aldeia vinhateira de Fernando Pó, um local privilegiado para conhecer as terras onde frutificam as uvas que dão origem a vinhos de excelência e contactar com os produtores. A pé, de bicicleta ou de comboio são várias as propostas para descobrir a aldeia, as suas adegas e região envolvente.

Do programa destaque para a “À Descoberta das Vinhas do Sado – Fernando Pó”, 12 de Maio, organizada pela Casa Ermelinda de Freitas, Fernão Pó Adega, Adega Filipe Palhoça, Câmara Municipal de Palmela e a On Innovation, em parceria com a CP – Comboios de Portugal e apoio da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. A actividade, com embarque em Lisboa, propõe visitas guiadas às adegas e experiências gastronómicas.

A mostra conta ainda com 26 pavilhões de produtos de Palmela – queijos, compotas, doçaria, entre outros –, um espaço com várias propostas gastronómicas e uma exposição de alfaias e máquinas agrícolas. O colóquio técnico, dinamizado pela Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, debate a importância da formação no sector em diferentes áreas. Destaque, ainda, para o showcooking com o chef João Feliciano e o miniconcurso de iniciação aos vinhos com o enólogo Jaime Quendera.

Pela primeira vez, a Mostra será um Eco Evento Amarsul, certificação atribuída pela empresa multimunicipal a iniciativas que apostem na separação de resíduos valorizáveis. A organização do certame é da responsabilidade da Comissão Organizadora da Mostra de Vinhos em Fernando Pó e da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, e o Município de Palmela atribui apoio financeiro no valor de 2.500€ e apoio logístico no valor de 6.000€.