País de Gales tem destino ideal para amantes de livros

No coração do País de Gales, a pequena cidade de Hay-on-Wye é o paraíso para os amantes de livros usados, antigos, fora de catálogo e, sobretudo, raros.

Por 10 dias, todos os anos, um gigantesco festival de literatura atrai milhares de escritores, editores, professores, atores e apaixonados por livros de todas as partes do mundo. O evento é sempre patrocinado pelo jornal britânico “The Guardian”.

Neste ano, o Hay Festival, como é chamado, acontecerá de 21 a 31 de maio e contará com grandes nomes da literatura mundial. O dia 23, por exemplo, terá a presença do ator, roteirista e comediante Stephen Fry. Já a data seguinte será marcada pela participação de Germaine Greer, Kazuo Ishiguro e Jacqueline Wilson. E o dia 29 terá Michael Morpugo e Peter Snow.

Graças a esse festival, a cidade passou a ser uma meta cultural obrigatória, com várias rotas turísticas pelas livrarias e outros espaços de troca e venda de livros. Um dos lugares mais curiosos é uma fortaleza do século XIII administrada pela fundação Hay Castle Trust e que hospeda milhares de volumes em prateleiras a céu aberto. A Richard Booth’s Bookshop também chama atenção pelos seus três andares abarrotados de livros, com poltronas, um café, cinema e até um centro de ioga.

Entre outras livrarias de destaque também estão a Stella Rose’s Books – especializada em obras raras e ilustradas por crianças -, a Francis Edward – em funcionamento desde 1885 -, a Murder and Mayhem – que tem uma grande coleção de livros de suspense e investigação (amarelos e noir) -, a C. Arden Bokkseller – específica para material de natureza e botânica – e a The Poetry Bookshop – que reúne volumes de poesias nas mais diversas línguas.

Além disso, por todas as ruas da cidade é possível ver estantes com livros a céu aberto. Antiquários, lojas de produtos artesanais, vagões de trens e pubs também contam com vários exemplares, disponíveis para qualquer pessoa. (ANSA)

Pin It

Comments are closed.