Trade

Novo CEO afirma que Malaysia Airlines voltou à rota lucrativa

peter-bellew

Peter Bellew

A Malaysia Airlines Behrad (MAB) elegeu, nessa semana, o até então diretor de operações, Peter Bellew, como o mais novo CEO da companhia. O executivo, com passagens também pela Ryanair, já era cotado para assumir o cargo em meados do mês de abril, como noticiado pelo ME no último dia 28.

Com a responsabilidade, a partir de setembro, de ocupar duas importantes funções dentro da MAB, o executivo afirmou que a Malaysia já está no caminho certo para retomar os resultados lucrativos, por conta do enorme plano de restruturação em toda sua a base (já em andamento). “Nós iremos consertar a MAB”, frisou.

“Eu já estou aqui há oito meses (como diretor de Operações) e nunca vi um momento de tantas dúvidas e empecilhos como este”, disse Bellew, que só assume oficialmente o cargo de CEO em setembro. Bellew disse que uma das estratégias para a Malaysia retomar os resultados positivos dos últimos anos, foi o aumento considerável de vendas nos últimos 12 meses, algo que continua sendo trabalhado e dando rápidos resultados.

“Uma série de operações também estão evoluindo, como a própria perfomance da Malaysia para voos on-time”, disse o futuro CEO, ao citar que a companhia teve uma melhoria considerada no tempo de restituição de bagagens.

Além disso, o diretor afirmou já estar em conversas com a norte-americana Aircraft Propeller Service LLC, a fim de criar uma base de manutenção e reparo de aeronaves ATR (MRO, em inglês) em Kuala Lumpur, capital da Malásia. O centro seria o primeiro da região Ásia-Pacífico e estaria baseado no Aeroporto Internacional de Sepang, hub da Malaysia no país. Para ele, as instalações devem iniciar as operações ainda este ano, com reparos menores e trabalhos de manutenção

Christoph Mueller deixa o cargo em setembro

O grande responsável por esta “luz no fim do túnel” da Malaysia Airlines é Christoph Mueller, executivo que anunciou sua saída no último dia 14 de abril. Para Mueller, a sua saída pode ser justificada por “algo que está além do meu controle”, disse. Em nota, a companhia afirma que Mueller está deixando o cargo por conta de “mudanças que estão de acordo com suas circustâncias pessoais”, sem entrar em maiores detalhes.

“Estamos extremamente desapontados em perder Christoph, mas nós entendemos perfeitamente suas razões e respeitamos a tomada de decisão do executivo”, disse o presidente da Malaysia Airlines Behrad (MAB), Md Nor Yusof. Mueller assumiu como CEO de forma oficial em maio do ano passado e foi escolhido para liderar a restruturação da Malaysia Airlines que, até então, era conhecida como Malaysia Airlines Systems (MAS).