Novas regras de inspeção em voos domésticos começam a valer hoje

Começaram a valer a partir desta segunda-feira, dia 18, a inspeção mais rigorosa em bagagens e passageiros em voos domésticos. As novas normas de segurança são semelhantes ao embarque de viagens internacionais.

Como esperado, os passageiros estão enfrentando longas filas nos principais aeroportos do país. Em Congonhas, em São Paulo, as longas filas de embarque começam antes mesmo de os passageiros chegarem à área do raio-X.
De acordo com a Folha, as escadas rolantes foram desligadas e os passageiros são obrigados a entrar em uma fila única para entrar na área de embarque.

No Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, os passageiros relatam que há muita confusão. Situação semelhante no aeroporto de Viracopos (Campinas) e de Ribeirão Preto, ambos no interior de São Paulo.

Entre as novas determinações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está a que prevê que todos os passageiros estarão sujeitos à revista física feita por agente do mesmo sexo. A revista poderá ocorrer de forma aleatória, mesmo sem o disparo do detector de metais. Ela tem que ser realizada em local público ou privado, a critério do revistado e do agente, e sempre na presença de uma testemunha.

A norma diz ainda que o passageiro terá também que tirar computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos de dentro das malas e mochilas, como já vinha sendo cumprida em voos internacionais. Os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão para que os agentes façam a inspeção dos objetos.

A Anac orienta os passageiros de voos domésticos que cheguem ao aeroporto mais cedo, com pelo menos uma hora e meia ou duas horas de antecedência e, no caso de voos internacionais, com três horas de antecedência.

Veja aqui outras medidas da Anac que começam a valer a partir desta segunda feira.

Pin It

Comments are closed.