Motivos para incluir a Croácia no roteiro da sua próxima viagem

Já viajamos bastante por muitos lugares do mundo e confesso que a Croácia não estava em nossos planos iniciais. Entretanto, quando nos propomos a viajar pelo mundo durante um ano, queríamos contemplar lugares que dificilmente pensaríamos em conhecer em viagens de férias, como foi o caso de Singapura, Sri Lanka ou Malásia.

O Leste Europeu se encaixava bem com essa viagem que nos propusemos a fazer.

Para nós, viajar para a Croácia uniu três possibilidades em uma só: conhecer um pouco do Leste Europeu, ficar em um país mais barato dentro da Europa, e permanecer nela, legalmente, por mais de três meses, período que o Tratado de Schengen permite, já que a Croácia, assim como parte do Leste Europeu, não faz parte do acordo.

Split-1Split-1

Créditos: Arquivo pessoal

Split é fantástica, com suas ruelas feitas dentro de um antigo castelo repletas de lojinhas e restaurantes com mesas para fora

A Croácia está localizada em uma região que facilita sua chegada de várias formas: avião, ônibus e barco. Nós optamos por viajar de ônibus que, no momento, era a opção mais barata partindo da Itália, onde estávamos, depois de ficarmos três semanas trabalhando com uma família em troca de hospedagem e alimentação. 

O que conhecer? 

A Croácia tem cidades muito bonitas, com construções antigas que carregam muita história. Os croatas são muito festivos e recebem muito bem os turistas. Sua paixão pelo futebol contagia e traz aquela sensação de copa do mundo que já vivemos no Brasil, com todos na rua vestindo a mesma camisa e trazendo o corpo estampado com a bandeira do país. Foi impossível não sentar em um barzinho para assistir a um jogo da Eurocopa e torcer por eles. Confesso que não achei o futebol deles lá grande coisa, o que torna a animação dos torcedores ainda mais admirável.

Zagreb

Zagreb-3Zagreb-3

Créditos: Arquivo pessoal

Como Zagreb é uma cidade antiga com muita memória, recomendamos fazer um tour por ela

A capital da Croácia é considerada por muitos o patinho feito da região, pelo fato de terem várias outras cidades mais charmosas por perto. Entretanto, para nós, ela não deixou nada a desejar.

Ela é dividida por uma região antiga e uma moderna. A parte antiga é repleta de charmosas construções de dois ou três andares com as fachadas bem preservadas e com alguns arranjos de flores para enfeitar. Tem um grande mercado de rua que funciona diariamente, uma praça principal onde acontecem alguns eventos e uma rua com diversos restaurantes e barzinhos.

Tem também uma igreja bem no topo da cidade que, todos os dias ao meio dia, com uma explosão, atira confetes coloridos de um canhão, pegando de surpresa os turistas desavisados.

Como Zagreb é uma cidade antiga com muita memória, recomendamos fazer um tour por ela. Aqui, como em praticamente todas as cidades turísticas que visitamos, é possível encontrar e participar dos Free Walking Tour, que nada mais é, que um tour básico da cidade que todo mundo consegue fazer, independente de cada orçamento.

Plitvice Lakes 

Plitvice-LakesPlitvice-Lakes

Créditos: Arquivo pessoal

Parque Nacional Plitvice Lakes

Além das charmosas cidades, a Croácia tem a incrível região dos lagos, Plitvice Lakes, um parque nacional com muitas quedas d’água, e uma natureza de cair o queixo. E ainda conta com uma estrutura de trilhas, barcos e ônibus que possibilitam um passeio sem igual. Confira aqui o post detalhado sobre o Plitvice Lakes.

Praias 

A Croácia tem belíssimas praias, com mar de águas cristalinas e encantadores vilarejos. Pela costa e ilhas estarem bem próximas à Itália, antigamente, a região era bastante frequentada pelos italianos e, por esse motivo, tem uma arquitetura bem semelhante à Veneza.

Hvar-2Hvar-2

Créditos: Arquivo pessoal

Hvar une a beleza de uma cidade antiga com praias com visuais lindos

Nós conhecemos Split (no continente) e Hvar (ilha). Havíamos lido que Split não era tão bonito como as ilhas da região e, por isso, ficamos pouco tempo lá. Entretanto, embora a praia não seja tão gostosa quando nas ilhas, a cidade é fantástica, com suas ruelas feitas dentro de um antigo castelo repletas de lojinhas e restaurantes com mesas para fora.

Hvar une a beleza de uma cidade antiga com praias com visuais lindos. Além das lojinhas nas vielas, ela também acolhe todos os tipos de público, com seus barzinhos baladas, barzinhos mais tranquilos e restaurantes charmosos.

O único ponto “negativo” é que as praias são de pedras, tanto grandes como pequenas, o que torna um pouco desconfortável passar um longo tempo curtindo a praia. Claro que tem cadeiras de sol à disposição, mas são cobradas. Se não quiser gastar com elas, sugiro que leve, ou compre por lá em qualquer mercado, um “colchãozinho” para ficar mais confortável.

Enfim… 

A Croácia nos surpreendeu pelas belezas naturais de seu parque nacional e praias, e também pelas antigas construções. A viagem para lá vale a pena tanto para unir um outro destino próximo, como para conhecer unicamente o país em uma grande viagem de férias.

Sabemos que a Croácia tem ainda outras regiões muito interessantes, mas que não conseguimos contemplar nessa viagem. Quem sabe em uma próxima…

E então, você pretende dar uma chance para a Croácia? E você que já foi para lá, o que ela mais te surpreendeu? Dê a sua pitada nos comentários abaixo!

Por Alexandre Seixas e Mariana Carneiro, do blog Uma Pitada de Mundo

Pin It

Comments are closed.