Marta Rossi, diretora-presidente do Festuris: ‘O evento não será afetado em número de expositores ou participantes’

“Vivemos hoje um novo momento do mercado, onde não é a quantidade de profissionais que determinam o sucesso de uma feira”. Assim a diretora-presidente do Festuris, Marta Rossi inicia as respostas desta entrevista exclusiva concedida ao DIÁRIO. De acordo com ela, o Festival de Turismo de Gramado, que ocorre de 5 a 8 de novembro na cidade gaúcha, virá mais do que nunca revestido de profissionalismo, qualidade e foco: “Hoje sabemos que somos a feira mais rentável em negócios, pela resposta direta de nossos expositores“, afirma a executiva. Com uma expectativa de crescimento no número de negócios, Marta Rossi é pragmática: “Considerando o montante comercializado até aqui, temos uma resposta  satisfatória, com um percentual que chega próximo aos 5%“. Acompanhe a entrevista:

DIÁRIO – Qual o público esperado para a edição de 2015 do Festuris?

MARTA ROSSI – Sempre apostamos e trabalhamos, criando atrativos, para que haja um crescimento do evento em termos de participação. Crescimento este que buscamos dimensionar não apenas em quantidade, mas principalmente em qualidade. Vivemos hoje um novo momento do mercado, onde não é a quantidade de profissionais que determinam o sucesso de uma feira. Temos como projeto um crescimento em torno de 5% a 7 %, Acreditamos estar alinhados com o momento que é de retração do mercado.

DIÁRIO – E o número de expositores? O que isso representa em relação à última edição?

MARTA ROSSI – Considerando o montante comercializado até aqui, temos uma resposta  satisfatória, com um percentual que chega próximo aos 5%. Fato interessante é que temos ai basicamente novos expositores. Dos expositores de 2014, muitos poucos abriram mão de participar desta edição do evento.

DIÁRIO – Qual foi o resultado da ferramenta Buyers Club, lançada no 26º Festuris? Ela deve continuar na próxima edição?

MARTA ROSSI – O resultado foi excelente, apesar da resistência inicial do mercado brasileiro, para se adequar ao sistema de agendamento, no entanto tivemos um resultado de 1147 solicitações e 324 encontros realizados, mediante o agendamento. Sim será mantido e estamos fazendo um esforço no sentido de ampliar os resultados da agenda.

Hoje sabemos que somos a feira mais rentável em negócios, pela resposta direta de nossos expositores

DIÁRIO – Pode fazer um balanço da edição de 2014 da feira em valores de negócios? Qual a expectativa para o 27º Festuris?

MARTA ROSSI – Este é um número oficial que ainda não temos. Buscamos nestes anos todos, através de nossas pesquisas, saber o volume de negócios envolvidos na feira, no entanto, são informações isoladas que poderíamos fazer uma projeção, no entanto procuramos não nos arriscar neste tema. Para esta edição,  no entanto, contratamos uma empresa de pesquisa de opinião, para trazer a cena números importantes como, volume de negócios na feira, impacto econômico que o evento gera, expectativa do expositor para a edição 2016, entre outros itens. Queremos trazer a conhecimento do “trade”, números reais. Hoje sabemos que somos a feira mais rentável em negócios, pela resposta direta de nossos expositores. É preciso considerar que mais de 50 % destes expositores, participa do evento há mais de 15 anos ininterruptamente.

DIÁRIO – Estamos em agosto. como seguem a aquisição dos espaços dos estandes?

MARTA ROSSI – Ainda excelente. Diariamente temos recebido confirmações pontuais.

DIÁRIO – Qual a participação dos Estados Federativos e o Governo Federal?

MARTA ROSSI – Não tivemos ainda uma resposta oficial do Ministério do Turismo, queremos no entanto acreditar que estarão avalizando o evento. Temos no entanto  a confirmação de um bom número de estados. Outro fator altamente positivo no FESTURIS é o trabalho que fazemos na segmentação turística, esta iniciativa estimula os destinos a participarem do evento, de forma independe. Temos mais 50 municípios de diferentes estados, apresentando seus roteiros. Temos num total mais de 190 destinos brasileiros participando do evento nesta edição.

 

 

 

DIÁRIO – Em um momento de retração econômica, a tendência é a diminuição do espaço e do número de participantes nas feiras de negócios. Como isso afeta o Festuris como um todo e o volume de negócios gerados?

MARTA ROSSI – Não é o que temos visto nas feiras de negócios realizadas em Gramado neste ano, ao contrário, houve um incremento de visitantes e expositores. Falamos de feiras na área de moda, móveis, entre outras. São nos momentos de dificuldade que as pessoas buscam se reunir para encontrar alternativas. Há sim uma redução de investimentos no que tange à metragem, projetos etc. o mercado se readequa, mas não pára. O FESTURIS, não será afetado em número de expositores ou participantes.

Relacionados:

Pin It

Comments are closed.