Manaus recebe 1º roadshow de planejamento do setor aéreo para Rio2016

Infraestrutura de acessibilidade do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes tambm foi conferida (Foto: Salin da Silva Puc/Comunicao Infraero)

Infraestrutura de acessibilidade do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes também foi conferida (Foto: Salin da Silva Pucú/Comunicação Infraero)

Uma equipe de técnicos da Secretaria de Aviação da Presidência da República encerrou nesta quinta-feira (31), no aeroporto de Manaus (AM), o primeiro roadshow de planejamento do setor aéreo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016. O cronograma de visitas técnicas contempla as seis capitais do futebol do megaevento esportivo – Manaus (AM), Brasília (DF), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). A ação tem por objetivo reforçar o alinhamento das autoridades aeroportuárias envolvidas na operação especial da aviação brasileira para a Rio2016.

O roadshow também inclui uma conferência das melhorias de acessibilidade nos aeroportos. A verificação, liderada pelo Subcomitê de Acessibilidade do Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE, órgão criado no âmbito da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias, a Conaero, sob coordenação da Secretaria de Aviação), confirmou que o aeroporto está preparado para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Segundo Marcus Pires, chefe de serviço do CTOE, a equipe visitou as seis capitais do futebol no ano passado, elaborou diagnósticos e ofereceu recomendações para os planos de adaptação dos terminais. “Desta vez, estamos fazendo a ‘revisita’ e analisando in loco o que já foi efetivamente melhorado”, explica Marcus. Entre os itens avaliados, estão vagas de veículos reservadas e sinalizadas, rampas de acesso ao terminal e sinalização de locais e equipamentos acessíveis, entre outros.

Ao todo, trinta e nove aeroportos participam do planejamento do setor aéreo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que devem trazer ao Brasil delegações de 206 países e mais de 100 chefes de Estado. Em torno de 2.200 controladores de voo já receberam treinamento específico para administração do fluxo da aviação durante os Jogos e mais de 1 mil vagas extras serão criadas nos pátios dos terminais para estacionamento de aeronaves no período.

Pin It

Comments are closed.