Sem categoria

Lugares históricos da 2ª Guerra para visitar na Alemanha

Viajar não é só um momento para relaxar e fazer compras, mas também uma ótima oportunidade para adquirir cultura e aprender mais sobre o mundo. Todos os lugares são marcados por sua história e explorá-la é uma maneira de expandir seus conhecimentos, além de tornar sua experiência de viagem mais enriquecedora. Se você está buscando um destino onde possa aprender mais sobre a história do mundo, a Alemanha é com certeza uma excelente opção.

O país do Oktoberfest tem muito mais a oferecer além de cerveja e salsichões. Extremamente marcado pelos eventos da 2ª Guerra Mundial, a Alemanha ainda preserva muitos locais onde você pode aprender mais sobre esse momento histórico. Confira alguns deles aqui.

Memorial e museu de Dachau (Dachau)

alemanha-2guerraalemanha-2guerra

Dachau foi o primeiro de muitos campos de concentração na Alemanha. O local, onde as mais diversas atrocidades ocorreram durante o regime nazista, hoje abriga um museu e um memorial que conta com uma exposição permanente que se foca na história e destinos dos prisioneiros. Seus caminhos até o campo de concentração, a vida deles em Dachau e o final de suas jornadas para libertação ou para morte. Essa é uma excelente oportunidade para aprender e refletir sobre os horrores cometidos durante a Segunda Guerra.

Áreas de desfile do partido nazista (Nuremberg)

alemanha-2guerra1alemanha-2guerra1

As reuniões de Nuremberg eram um evento anual realizado principalmente como veículo de propaganda nazista. Essas convenções eram realizadas numa área de 11 quilômetros quadrados que hoje ainda abrigam algumas das construções da época. O local aparece no filme Triunfo da Vontade, uma das propagandas políticas mais conhecidas na história. As ruinas desse lugar foram transformadas hoje em um memorial aberto ao público.

Memorial aos Judeus Mortos da Europa (Berlim)

alemanha-2guerra2alemanha-2guerra2

Na capital alemã é possível visitar o memorial aos judeus mortos na Europa. Inaugurado em 2015, a instalação cobre uma área de 19 mil metros quadrados. Além das esculturas, blocos de concreto que variam de tamanho e procuram representar intranquilidade e a perda do contato com a razão humana, encontram-se no local também os nomes de vítimas judias do holocausto.

Kehlsteinhaus (Berchtesgaden)

alemanha-2guerra3alemanha-2guerra3

Conhecida também como o Ninho da Águia, esse edifício foi construído em homenagem ao 50º aniversário de Hitler e era usado pelo ditador para receber seus amigos e fazer encontro diplomáticos. Hoje o local abriga um restaurante e um Bier Garten. Situada no topo da montanha Obersalzberg, os arredores são maravilhosos. O local só está aberto nas estações mais quentes do ano, mas durante o inverno ainda vale apena visitar a região para praticar esqui na neve. O nível de dificuldade dessas montanhas é relativamente alto, por isso é indicado a esquiadores mais experientes ou para pessoas que tem um bom seguro viagem.

Castelo Colditz (Colditz)

alemanha-2guerra4alemanha-2guerra4

Um dos castelos mais bonitos da Europa foi utilizado durante a Segunda Guerra pelos nazistas como uma prisão de segurança máxima. Construído no estilo renascentista, hoje o castelo abriga um museu. Sua posição no topo de uma montanha foi escolhida para dificultar a escapada de prisioneiros, mas ironicamente essa foi uma das prisões com mais fugas durante o regime nazista. Alguns dos túneis usados pelos presos foram mantidos e constituem uma das atrações do museu.

Memorial Mittelbau-Dora (Nordhausen)

alemanha-2guerra5alemanha-2guerra5

Hoje, Mittelbau-Dora abriga um museu eu memorial às vítimas do holocausto e aos prisioneiros durante o regime nazista, mas durante a Segunda Guerra o local foi um dos campos de concentração mais violentos e desumanos que já existiu. A maioria das pessoas presas lá realizavam trabalhos forçados construindo armas para os nazistas. Uma em cada três pessoas que passaram por esse campo não sobreviveram. Atualmente, ele é um lugar para contemplar e refletir sobre as atrocidades da guerra.

Memorial Soviético da Guerra (Berlim)

alemanha-2guerra6alemanha-2guerra6

Construído em 1949 no parque de Treptower (na capital alemã), esse memorial e cemitério de guerra foi feito para homenagear os mais de 80 mil soldados soviéticos que morrerem durante a batalha de Berlim e participação do exército vermelho durante a 2ª Guerra. Desde 1995 um evento anual, no dia 9 maio, é realizado em comemoração à rendição do exército alemão e ao fim da guerra.

" height="352" />alemanha-2guerra6

Construído em 1949 no parque de Treptower (na capital alemã), esse memorial e cemitério de guerra foi feito para homenagear os mais de 80 mil soldados soviéticos que morrerem durante a batalha de Berlim e participação do exército vermelho durante a 2ª Guerra. Desde 1995 um evento anual, no dia 9 maio, é realizado em comemoração à rendição do exército alemão e ao fim da guerra.