Sem categoria

Livro reúne paisagens e lendas da Serra da Mantiqueira

Amantikir significa, em tupi-guarani, a serra que chora. Este é o título do novo livro do fotógrafo paulista Ricardo Martins, premiado com o Jabuti no ano 2012, na categoria de melhor fotografia, que traz paisagens, lendas e personagens da Serra da Mantiqueira, região emblemática que se estende por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

IMG_1457_8_9IMG_1457_8_9

Ao todo foram 45 dias viajando pela região. “A Mantiqueira me surpreendeu do começo ao fim, hoje comparo a velha senhora do tempo e dou a mesma importância de outros patrimônios nacionais como o Pantanal ou a Amazônia, a serra tem toda uma mística que a rodeia, muitas lendas como a do gigante adormecido fazem parte dessa história, senti isso várias vezes quando fotografava a grande cordilheira”, afirma Ricardo.

DCIM103GOPRODCIM103GOPRO

Ricardo Martins desponta como um dos mais promissores fotógrafos da fauna, flora e da paisagem do país. Autor dos livros “O Encanto das Aves”, “A Riqueza de um Vale, Jalapão – História e Cultura”, “O Mosaico” e “Mini-Enciclopédia” da Fauna no Estado de São Paulo, este último voltado para o público infantil.

IMG_1335IMG_1335

Um dos destaques de “Amantikir” são os personagens que fizeram parte dessa história contada através de fotografias, como Taioba, um dos últimos tropeiros da Mantiqueira.

IMG_8047IMG_8047

“Cheguei cedo a sua casa e passei o dia conversando e ouvindo suas estórias, pois acho que é assim que se consegue passar a emoção mais pura para a fotografia. É preciso sentir o que está acontecendo e o que há para se ouvir. Em sua fala tinha a alegria de um velho tropeiro, mas também certa tristeza de ver o progresso chegando e engolindo sua cultura centenária”, sintetiza Martins.

AMANTIKIR, A SERRA QUE CHORA
Quanto: R$ 68 (edição bilíngue)
Onde comprar: www.ricardomartins.org/livros