Lendas

#LendasMídiaTuris – Episódio 5 – O Castelo de Drácula, Bran – Romênia

Por: Douglas Diniz

Fãs ou ao menos conhecedores de histórias vampíricas muito provavelmente já ouviram falar sobre o Conde Drácula, personagem fictício do romance de terror gótico escrito por Bram Stoker, em 1897. O que muita gente não sabe, no entanto, é da possibilidade de conhecer o famoso castelo do conde e colocar-se presencialmente no cenário fascinante de todas as peripécias do personagem.

Ficou curioso? Então se você gosta ou tem curiosidade em todo esse universo, aperte os cintos porquê nossa parada hoje das #LendasMídiaTuris é em Bran, na Romênia.

LendasMídiaTuris - Episódio 5 - O Castelo de Drácula, Bran - Romênia

Construído em 1211 para ser uma fortaleza militar, o castelo de Bran já foi posto de coleta de impostos, casa da realeza e até museu na época do comunismo. Localizado na fronteira entre a Transilvânia e a Valáquia, abriga um museu aberto ao público, exibindo peças de arte e mobiliário colecionados pela Rainha Maria, além de um museu ao ar livre, ao fundo da colina, com estruturas camponesas tradicionais da Romênia, como cabanas e celeiros. Ambos são abertos aos turistas em visitas livres ou guiadas.

Apesar da grande riqueza artística, não são as esculturas que atraem boa parte dos turistas e sim as lendas que rodeiam o castelo. Na história de Stoker, Drácula foi um conde da Transilvânia que viveu num castelo localizado no topo de um vale, exatamente como o de Bran e apesar do escritor nunca ter de fato visitado o castelo e tê-lo descrito no livro baseando-se em fatos, toda a estrutura e adjacências mostram-se fieis aos detalhes por ele apresentados, atraindo diversos viajantes por toda representatividade histórica que o lugar oferece.

O Castelo de Drácula, Bran - Romênia

Não se sabe ao certo qual a verdadeira ligação do castelo com a história do autor ou se há algum motivo específico para tê-lo colocado como refúgio do personagem na história, mas o que os turistas afirmam é que de fato o lugar é envolto por uma anergia que é perfeitamente relatada no livro, como se realmente pertencesse ao espírito de Drácula.

Além do castelo de Drácula, a Romênia carrega diversos outros pontos turísticos interessantes em suas proximidades.

O passeio pela Piata Sfatului, na Transilvânia, o castelo de Peles, localizado em Sinaia, e inúmeras opções turísticas para adornar o seu catálogo de viagens.

O país é recheado de lendas, mitos e tradições que são explorados ao extremo pelo turismo local, valendo extremamente a pena ser adicionado ao seu roteiro!

Gostou? Então coloque no seu roteiro de lugares para visitar. Semana que vem voltamos com mais uma das #LendasMídiaTuris

CONFIRA TODAS AS LENDAS MÍDIATURIS

ACOMPANHE A COBERTURA NO INSTAGRAM