Entretenimento, Principais, Viagem

Inspiração mundial: conheça o artista francês que mistura nas telas culturas, cores e estilos de 70 países distintos

Philippe Seigle é o artista visual da UP Time Art Gallery e Embaixador do Turismo no Rio de Janeiro que tem o Brasil como uma das maiores inspirações para seus quadros

Um viajante apaixonado pela vida: é assim que Philippe Seigle se denomina a todos. Filho de diplomata e especialista no ramo de hotelaria, o artista iniciou suas viagens culturais desde cedo e não parou mais. Sua arte reflete essa paixão e a influência dos mais de 20 países em que morou e 70 países que visitou durante toda a vida. Isso porque seus quadros, que se equilibram entre o Figurativo e o Abstrato, se caracterizam pelo exotismo, pelas cores vibrantes, que remetem a alegria e energia, e pelo uso de alguns símbolos culturais facilmente reconhecidos à primeira vista.

Inspiração mundial: conheça o artista francês que mistura nas telas culturas, cores e estilos de 70 países distintos

Obra “Olazul” de Philippe Seigle – Divulgação

“Tive a sorte de ter um pai diplomata. Em função de seu trabalho, tivemos a oportunidade de viver em diferentes países. Ainda muito jovem, eu conheci boa parte do mundo e todas as culturas  que vivi e presenciei influenciam a minha arte, que tem uma mensagem muito simples de amor, alegria e liberdade. E, claro, muitas cores para celebrar e destacar ainda mais o sentido da vida”, explica Philippe, que, além de fazer parte do time de artistas da UP Time Art Gallery – galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para levar as pessoas o que há de melhor na arte contemporânea -, é Embaixador do Turismo no Rio de Janeiro.

A nomeação brasileira veio por meio de seu destaque no trabalho de valorização da cultura e do seu amor pelo país tropical, sentimento que Philippe não esconde de ninguém. Tudo começou em 1990, quando o francês chegou a Salvador, por meio do seu trabalho com hotelaria. Depois, outras oportunidades vieram e fizeram com que ele morasse na capital carioca entre 2004 e 2007 e, novamente, entre 2014 e 2019. Foram três períodos distintos que serviram para amadurecer a sua arte e trazer grandes experiências de vida.

Obra “La Tendresse” de Philippe Seigle – Divulgação

“Ser Embaixador do Turismo da cidade de Rio de Janeiro é, para mim, uma honra inestimável. O Brasil é, com certeza, o país que mais me inspira. Também tenho muito interesse em outros países da América Latina, como o México, onde passei parte da minha juventude. Porém, o Brasil é sinônimo de alegria – um dos pilares da minha arte. Sou fascinado pelas cores e paisagens, mas, acima de tudo, amo a alegria e o carinho dos brasileiros. É o famoso e único ‘jeito brasileiro’ que os diferencia”, explica Philippe.

Philippe Seigle – Divulgação

Para os jovens aspirantes que estão começando na arte, Philippe deixa como conselho o seu maior segredo para o sucesso: viajar. “A inspiração chega quando você não espera. Vem de uma palavra, um olhar, uma paisagem, uma cor, uma música e muitos outros elementos. Por isso, sempre aconselho aos mais jovens que viajem e descubram o mundo, sem depender que os outros lhe contem como é”, finaliza o artista.

Para conhecer mais o trabalho de Philippe Seigle, acesse: https://www.uptimegallery.com/phillipeseigle

Sobre o autor

Jornalista apaixonada por viagens, histórias e culturas a fim de desvendar os mistérios dos mais diversos mundos.