Trade

“Inovação não é uma questão de tecnologia”

Dennis Penna, palestrante

Dennis Penna, palestrante

CAMPINAS – A palestra que abriu a Convenção Aviesp 2017 foi de Dennis Penna e teve como tema “Como se tornar único fugindo da mesmice”. O palestrante abordou, sobretudo, a inovação, como ela pode influenciar os negócios e apontou caminhos para empresários e executivos para inovarem verdadeiramente em suas empresas.

“Inovação não é uma questão de tecnologia. A boa inovação deve ser focada nas pessoas”, afirmou. “É preciso estar atento ao comportamento do consumidor para pensar o que ele quer. Parece obvio, mas não é. Basta olhar, por exemplo o Google Glass, que tem uma tecnologia revolucionária, mas como produto se mostrou um fracasso”, complementou.

Ele falou ainda sobre a grande resistência das empresas em inovação de verdade. O primeiro motivo são os resultados satisfatórios, seguidos da frase “em time que está ganhando não se mexe”. “Precisamos ter consciência de que é necessário fugir da mesmice não ficar apenas no discurso”, ressaltou.

Penna citou quatro tendências mundiais dos consumidores atuais:
1 – Busca por praticidade, agilidade e comodidade;
2 – Fidelidade e compromisso estão ficando cada vez mais raros;
3 – Planos de assinatura (recorrente) estão na moda;
4 – Desapego, principalmente material.

Por fim, o palestrante falou sobre como funciona o processo de inovação. Ele afirmou que o primeiro passo é entender que inovação é diferente de criatividade, mas sim transformar uma ideia e gerar valor, a busca constante por ideias e não ter medo de testá-las. “Ser diferente significa correr riscos”, finalizou.