Ilha dos Pássaros atrai fãs de aves e de ecoturismo na França

Vista aérea da Ilha dos Pássaros (Ile aux oiseaux), na França (Foto: Nicolas Tucat/AFP)Vista aérea da Ilha dos Pássaros (Ile aux oiseaux), na França (Foto: Nicolas Tucat/AFP)

Localizada no sudoeste da França, na bacia de Arcachon, a Ilha dos Pássaros (em francês, Ile aux Oiseaux) não recebeu esse nome à toa.

São mais de 150 espécies de aves que podem ser observadas no local ao longo do ano. Entre elas, garças brancas, falcões peregrinos, patos selvagens, batuiruçus-de-axila-preta e piscos-de-peito-azul.

Mais de 150 espécies de aves podem ser vista na ilha francesa (Foto: Alexandre Dollque/Creative Commons)Mais de 150 espécies de aves podem ser vista na ilha francesa (Foto: Alexandre Dollque/Creative Commons)

Selvagem e preservada, a ilha tem uma área variável, que cresce ou diminui em função da maré. A visita é feita principalmente de caiaque ou outros barcos e atrai fãs do ecoturismo.

Construídas sobre palafitas, 53 cabanas típicas de madeira (chamadas de Cabanes Tchanquees), construídas no meio do século passado, tornaram-se o símbolo do lugar. Sem eletricidade nem água potável, elas eram usadas para monitorar bancos de ostras da área, mas hoje servem de local de descanso temporário para quem busca paz e contato com a natureza.

Um novo parque marinho será criado neste sábado (4) na região onde fica a Ilha dos Pássaros. O “Parc naturel marin Estuaire de la Gironde et Pertuis charentais” terá 6 mil quilômetros quadrados.

 

 

Pin It

Comments are closed.