Destinos

Ilha de Sumatra, na Indonésia, tem a maior ‘flor do mundo’

Se o primeiro impacto ao ver essa flor deve-se às suas dimensões, o segundo é um ‘chega pra lá’, por causa do cheiro de carniça. Originária da floresta tropical da Ilha de Sumatra, Indonésia, a Amorphophallus titanum não é só a maior flor do planeta como também … a mais fétida, danada de catinguenta.

Créditos: Viramundo e Mundovirado

A Amorphophallus titanum não é só a maior flor do planeta como também … a mais fétida, danada de catinguenta

Pode atingir até 2,90 metros de altura, e durante sua floração exala um odor semelhante ao de carne podre. Por isso é conhecida em todo o mundo como “flor cadáver”. Sua catinga nasce da necessidade de atrair muitos insetos polinizadores.

Mas ela é muito bela. Em forma de jarro, as cores predominantes são o amarelo mostarda da sua longa espiga, rodeada por uma corola aveludada que forma ‘pregas’, em tons grená, roxo intenso, verde claro e rosáceo.

Créditos: Viramundo e Mundovirado

A Amorphophallus titanum é originária da floresta tropical da Ilha de Sumatra, Indonésia

Tanta beleza, porém, é efêmera. Seu viço permanece apenas poucas horas depois da floração (na verdade é uma inflorescência, isto é, a flor nasce diretamente, sem haste nem pedículo), e no final de três dias murcha por completo. Além disso, cada planta da ‘flor cadáver’ tem um período muito particular de inflorescência: algumas florescem três vezes a cada cinco anos, outras somente a cada 40 anos.  Um mistério que até hoje nenhum botânico conseguiu decifrar.

Créditos: Viramundo e Mundovirado

Sua catinga nasce da necessidade de atrair muitos insetos polinizadores

Imagem AutorImagem Autor

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

+ posts do autor

Rede Viagem Livre

Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.