“Hoteleiros do Brasil devem aprender a compartilhar dados”, diz Gabriela Otto

Márcia Lemeszenski, do Rio Quente Resorts, Pilar Osório, da TravelClick Inc, Gabriela Otto, da HSmai, Sébastien de Courtivron, da Accor, Cláudia Minzon, da Gol, e Waléria Fenato, da Mark Up Consult

O assunto mais discutido na conferência HSmai Revenue Optimization, realizada nesta quinta-feira (11), em São Paulo, foi a necessidade dos hoteleiros brasileiros aprenderem a compartilhar informações.

Segundo Gabriela Otto, presidente da organização, uma base de dados é fundamental para o trabalho de gerenciar receitas. “Os players nacionais ainda não perceberam que estas informações não dependem de um grande investimento, mas sim do interesse dos próprios profissionais em melhorarem a indústria”, disse.

Debater os desafios e tendências dos Revenue Manager para os próximos anos foi o objetivo do encontro. Ainda de acordo com Gabriela, os profissionais precisam investir no aperfeiçoamento dos relacionamentos interpessoais, principalmente com os setores de e-commerce e distribuição. “Existe um buraco enorme na interação entre estas seções. É hora de buscar uma troca de informação maior com campos estratégicos”, explicou.

A tecnologia pode ser outra dificuldade para os hoteleiros, como abordou Remko West, CEO e fundador da XHotels, companhia que oferece serviços de manegement. “Com tanta informação e conectividade, ficou difícil extrair o mais importante para suprir  nossas demandas”, esclareceu. “Por isso é tão importante estar alinhado com outros setores dentro hotel. É a visão do todo que vai ajudar a escolher os dados certos para se basear.”

 

Evento HSmai Revenue Optimization Conferece (ROC) Brasil 2016

West não deixou de falar das agências de viagens online (OTAs), que têm desagradado a hotelaria brasileira nos últimos meses. Para ele, as redes pequenas são as mais afetadas, já que não despertam o investimento de marketing necessários para estas plataformas.

“Os profissionais se perguntam como ter lugar de visibilidade nestes grandes distribuidores, mas acho que existem outros meios de incrementar as vendas. Um deles é utilizar a própria estratégia das grandes OTAs de se vender como o “melhor preço”. Além disso, os hoteleiros podem oferecer pequenos serviços que cabem no seu orçamento, fidelizando o cliente”, afirmou.

Próximos eventos – A HSmai realizará um Power Breakfast dia 15 de setembro, em Recife. O tema será: ‘O Futuro do Turismo e Hotelaria de Lazer’. Para finalizar o calendário da organização, dia 10 de novembro acontece a Annual Strategy Conference, em São Paulo.

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