Há um novo prémio de artes em Gaia que vale 45 mil euros

Subscrever

“Este tipo de iniciativas promovem a arte contemporânea e fazem com que os artistas pensem que é possível existirem e que a sua prática pode ser feita diariamente. Porque é muito difícil resistir quando se é jovem artista, e este tipo de eventos apoiam e dão segurança ao artista para que ele continue. Isso é muito importante no início da carreira”, reconheceu Joana Vasconcelos.

Criação de Joana Vasconcelos está a ser negociada

Mas a intervenção de Joana Vasconcelos no projeto do empreendimento gaiense ligado ao enoturismo poderá ir mais além, como admitiram a própria e Albino Jorge Sousa, proprietário e administrador da Quinta da Boeira, que já lançou à artista um desafio para criar uma peça para a área exterior ao hotel, estando já a decorrer negociações nesse sentido.

“Vamos ver como evolui o projeto e de que maneira é que poderei participar nele. Haverá muitas formas de o fazer”, referiu a artista, evitando alongar-se mais sobre o tema.

Prémios no valor de 45 mil euros

Com uma área de perto de 400 metros quadrados – uma parte inserida num armazém de vinho do Porto recentemente adquirido e que irá ser recuperado -, a futura galeria de arte do cinco estrelas Boeira Garden Hotel estará aberta à comunidade e preparada para acolher “diversas exposições de artistas de renome”.

A estreia do espaço vai realizar-se com a mostra dos trabalhos que se apresentarem ao concurso internacional, que está já a decorrer e que aceita inscrições até 31 de março – as obras poderão ser entregues mais tarde, até 1 de junho.

Podem concorrer artistas de todo o Mundo, cada um com o máximo de dois trabalhos, os quais deverão ter em conta o local de inserção – a Quinta da Boeira – e o fator cultural, entre outros critérios. Serão atribuídos seis prémios pecuniários (três para obras de pintura e três para escultura), num “prize money” global que ascende a 45 mil euros.

Pin It

Comments are closed.