Vinho e Viagem

Há muito para provar e visitar no ‘Festivinhão’ nos Arcos de valdevez

Há muito para provar e visitar no ‘Festivinhão’ nos Arcos de valdevez

Cávado

  • 2016-06-02
  • visitas (115)
  • comentários (0)

autor

Teresa M. Costa

Se o vinho verde, por si só, não for atractivo suficiente, há “muitos e bons motivos para visitar Arcos de Valdevez”, este fim-de-semana, desafia o presidente da Câmara local, João Manuel Esteves.
O edil arcuense falava, ontem, na apresentação do Festival Enoturístico ‘Festivinhão’ que decorre de 3 a 5 de Junho e propõe um vasto programa de actividades.
Uma das propostas é um jantar itinerante que, a partir das 19.00 horas de sábado, junta a visita ao património do centro histórico de Arcos de Valdevez com a gastronomia.
Os visitantes são convidados a ‘petiscar’ em diferentes pontos do percurso, com o prato principal a ser degustado na Rua dos Açougues e a sobremesa na Praça Municipal.
Ao longo de três dias, o ‘Festivinhão’ proporciona uma componente técnica, com seminários para diferentes públicos-alvo, mas sobretudo muita animação, provas de vinho(s) e visitas a várias quintas do concelho, testando duas das três rotas de vinho verde que estão a ser traçadas.
João Manuel Esteves apresentou o ‘Festivinhão’ como “a maior iniciativa de promoção de vinhos no concelho que se junta a um conjunto de iniciativas que estão a ser desenvolvidas em torno do vinho na região”.
O autarca arcuense realça o peso considerável do sector dos vinhos na economia do concelho, quer na produção, quer na vitivinicultura, cuja área está a aumentar.
João Manuel Esteves aponta ainda o número assinalável de produtores/engarrafadores, justificando a aposta municipal no vinho e no enoturismo.
O edil referiu-se ainda ao trabalho em curso no sentido dos produtores/engarrafadores se associarem e avançarem para novos desafios, lembrando que “um produto de excelência’ resulta da casta, do território e do saber fazer.
No total, são 14 os produtores de vinho do concelho de Arcos de Valdevez com marca própria, 11 deles activos, que produzem um total de 26 marcas.
Estes e outros produtores de vinho marcam presença no ‘Festivinhão’ que terá um total de 22 expositores, já que participam produtores de outras regiões do país.
O ‘Festivinhão’retrata uma especificidade do concelho de Arcos de Valdevez que é o vinho verde tinto de qualidade.
O festival enoturístico é também palco para a celebração dos vinhos premiados, primeira actividade que consistiu na selecção do vinho do ano 2016, e cujos vencedores são revelados num jantar, esta sexta-feira.
O responsável técnico, Vítor Correia, destacou, na apresentação, a forte componente de animação de rua e a componente técnica que visa os agentes desde a restauração ao alojamento.


Bookmark and Share


  • imprimir
  • <!–

  • gerar pdf
  • –>

Comente este artigo

comentários

Últimos artigos das categorias relacionadas