França investe em Mice; setor representa 25% do faturamento do turismo

Caroline Putnoki e o chef Laurent Suaudeau

Caroline Putnoki e o chef Laurent Suaudeau

A França recebe anualmente mais de 83 milhões de turistas. O destino número um em todo o mundo na preferência dos visitantes é também uma potencia quando se fala em negócios. O segmento tem grande representatividade e cerca de 25% de todo faturamento do turismo é gerado dos eventos. A França ocupa a quinta posição do ranking da ICCA (Associação Internacional de Convenções e Congressos), recebendo 533 conferências e convenções internacionais a cada ano. Paris, em 2014, foi a capital número um entre as cidades que recebem congressos em todo o mundo.

Avaliando todo esse segmento, a Atout France no Brasil promove há três anos consecutivos um encontro com agências corporativas para debater desafios e tendências do mercado de eventos. Neste ano, o encontro foi comandado pela primeira vez pela nova diretora da Atout France da América do Sul, Caroline Putnoki. Na ocasião, 20 agências do setor estiveram presentes em um almoço na Escola de Culinária Laurent Suaudeau, com direito a cozinha show com o chef Laurent.

Durante o encontro, Caroline apresentou as principais cidades francesas com atrativos para o turismo de eventos, bem como as novidades e diferenciais da França. O objetivo do almoço foi desenvolver conhecimento dos mercados e das ofertas do país para o grupo presente e propor um ambiente favorável para oportunidades de negócios em destinos franceses ainda pouco explorados.

Segundo Caroline, o foco das ações da Atout France em 2018 será no Mice, com participação em feiras, eventos e painéis sobre o tema. “Queremos mostrar todo nosso diferencial para conquistar novos clientes. A França não é um país caro como imaginam e há opções para todo tipo de evento, uma variedade de hospedagem, boa qualidade e excelente custo x benefício”, comentou.

Para a diretora, o desafio será colocar toda a França como opção para viagens de Mice. “Com a crise os eventos reduziram, mas continuaram a acontecer. Nosso objetivo é surpreender nossos clientes com opções que se adéquam a todas as necessidades”, disse.

Caroline Putnoki com seus convidados no evento da Atou France

Caroline Putnoki com seus convidados no evento da Atout France

PERSPECTIVAS PARA 2018

Entre os convidados presentes, o debate teve como gancho a mudança dos eventos. Hoje eles estão menores, porém, em maior quantidade e com foco nas experiências. Números da Abracorp confirmam que a demanda cresceu em 2017, em especial para o mercado internacional. Para os agentes, entender as preferências do grupo é importante para oferecer a melhor viagem, assim como conhecer bem a estrutura e os atrativos dos destinos.

A perspectiva para 2018 é boa entre os agentes. Na opinião deles, com o câmbio estável e a inflação dentro da meta, e se a política “ajudar”, tudo tende a dar muito certo para o próximo ano. Para eles, a economia está bem, apesar do cenário político ainda apresentar dificuldades. Ainda assim, tudo sinaliza para uma retomada – ainda que moderada – dos negócios e das viagens corporativas.

Pin It

Comments are closed.