Sem categoria

Filho de imigrante deverá ser o primeiro premiê gay da Irlanda

Créditos: Reprodução / Facebook / Leo Varadkar

Leo Varadkar é gay e filho de um imigrante indiano

Leo Varadkar foi eleito nesta sexta-feira, 2, o novo líder do Fine Gael, partido de centro-direta que governa a Irlanda. Com essa vitória, Varadkar deve se tornar o primeiro primiê gay e filho de um imigrante indiano do país nas próximas semanas.

Caso o seu nome seja confirmado, Varadkar será o primeiro premiê abertamente gay e integrante de minoria étnica da Irlanda, país majoritariamente católico e conservador. Ele, que tem 38 anos, também será o premiê mais jovem da história do país.

“Se minha eleição hoje demonstra algo, é que o preconceito não tem lugar nesta república”, declarou Varadkar. “Sei que quando meu pai viajou 8.000 km para construir uma casa nova na Irlanda, duvido que ele tenha sonhado que um dia seu filho cresceria para virar o líder do país e, apesar de suas diferenças, que seu filho seria julgado por suas ações, não sua identidade.”, acrescentou. “Hoje, todos os pais orgulhosos na Irlanda podem ter grandes sonhos para suas crianças.”

Varadkar, atual ministro da Proteção Social, derrotou seu rival Simon Coveney em uma disputa interna do partido convocada após o premiê Enda Kenny anunciar sua renúncia no mês passado. Kenny deve se manter no cargo enquanto mantém negociações com outros partidos da coalizão governista antes de o Parlamento oficializar Varadkar como novo premiê. A votação está programada para acontecer no próximo dia 13.

  • Leia mais:

Candidata solta afirmação bizarra sobre como pessoas ‘viram gays’