Festival típico do Japão é atração em BH a partir do dia 17

Lago da Pampulha, em BH,  considerado Patrimnio Cultural da Humanidade (Foto: Marcelo Rosa)

Belo Horizonte será palco do Festival(Foto: Marcelo Rosa)

Pelo sexto ano consecutivo, Belo Horizonte vai receber o Festival do Japão em Minas, de 17 a 19 de fevereiro, no Expominas. O evento já consolidado no calendário mineiro, tem como objetivo a divulgação da cultura japonesa, o intercâmbio social, cultural e econômico entre esses dois países.Serão três dias de programação, com diversas novidades para o público. A diversidade da culinária japonesa – Washoku, tombada pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade em 2013, estará representada no Festival, por meio de várias atividades. O evento contará com workshops de Shin Koike, Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa para o exterior, nomeado pelo Governo do Japão para promover a cultura washoku e difundir os preceitos da boa culinária japonesa.

Neste ano os espaços estão mais interativos, para proporcionar aos visitantes uma experiência mais próxima da cultura. Podemos destacar o espaço do Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas, conhecido pelos pedidos escritos em tiras de papel, a área do Undokai, uma gincana poliesportiva com atividades para toda a família, e o Kyudo, o de arco e flecha que também estará disponível para experimentação.

As atrações de palco vão contar com dois diferentes estilos de Taiko (tambores japoneses), representados pelos grupos Hikari Daiko, bicampeão nacional, e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, condecorado com o Diploma de Honra ao Mérito do Ministério das Relações Exteriores do Japão. Haverá também o Grupo ShokoRyu, de dança com espadas vindo de São Paulo e as apresentações de performances esportivas de Judô, Aikidô e Karatê, este contando com atletas vindos diretamente do Japão.Já tradicionais no evento, permanecem na programação a Casa do Chá com a cerimônia completa e experimentação do Matcha (chá verde em pó), a Exposição dos arranjos florais Ikebana e as oficinas. Com inscrições gratuitas, o público poderá experimentar as práticas de Oshiê, composição de figuras com papéis e tecidos com a artista Alice Saguti, Origami, dobra em papel com a artista Kennya Luz, de Mangá com o quadrinista Ricardo Tokumoto, de Ikebana por Lina Kawamura e de Pipamodelismo, com o engenheiro de pipas Ken Yamazato.

O Festival do Japão em Minas é uma realização da Associação de Cooperação em Ciência e Tecnologia Brasil-Japão e do Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, sendo o último responsável por toda a organização do evento. O Festival conta com apresentação da CBMM e patrocínio da Usiminas, VSB, Cenibra, Vale, SESI-FIEMG, e Cemig/Governo de Minas, por meio das Leis Federal e Estadual de Minas Gerais de Incentivo à Cultura.

Pin It

Comments are closed.