Destinos

Festival gastronômico reúne sabores da culinária maranhense

O Nordeste brasileiro tem destinos maravilhosos. Além de belas paisagens, oferece uma vasta culinária que tem influência de índios, portugueses e africanos. O Maranhão apresenta uma gastronomia repleta de especiarias, peixes e mariscos, que são a base para receitas ancestrais e de sabor inconfundível.

Um de seus pratos típicos é o cuxá, que tem influência das ocas indígenas e recebeu influência do escravo negro africano que misturavam e socavam farinhas e camarões secos.

Créditos: iStock

Única cidade brasileira colonizada por franceses, São Luís também tem influência holandesa e portuguesa

O prato recebe, ainda, temperos de origem portuguesa. As frutas regionais são o cajá, caju, manga, mangaba, graviola, pitanga, acerola, sapoti, bacuri e abricó.

Toda essa diversidade da gastronomia maranhense pode ser apreciada na segunda edição do Festival Gastronômico Delícia do Mar, que acontece até o dia 23 de abril na capital São Luís e em mais nove cidades.

O público que participar do evento terá a oportunidade de degustar receitas especiais que resgatam ingredientes peculiares, cores, cheiros e os sabores da culinária maranhense.

Créditos: Divulgação

Camarão ao alho e óleo, siri natural, tainha, limão, cebola, tomate e pimentão, um dos pratos servidos pelo Restaurante Joca

Participam desta edição 47 restaurantes , que oferecerm suas especialidades por preços diferenciados

Entre os restaurantes participantes estão o Feijão de Corda, que apresenta a moqueca maranhense (peixe piramuntaba, camarão e patinha de caranguejo) e a taça regional (sorvete de bacuri e coco com geleia de pimenta) como sobremesa. Já o restaurante Thai Cozinha Contemporânea servirá camarões salteados e flambados na tiquira, ao molho pomodoro da casa, acompanhado do mais legítimo spaguetti italiano, e tiramissu da Amazônia, uma homenagem à tradicional receita italiana, feita com o mais leve puro bacuri amazônico e um leve aroma de café.

Hospedagem

A rede de hotéis BHG possui três hotéis em São Luís (Tulip Inn São Luís Praiabella, Solare São Luís American, Soft Inn São Luís).

O Tulip Inn PraiaBella, localizado na praia do Calhau, na avenida litorânea, fica próximo de alguns restaurantes que participarão do festival, como a Barraca do Chef, que oferecerá o risoto de uritinga com alho porro e torta de limão; Pizza Vignoli, com a opção de pizza de camarão e torta quente de banana com sorvete de canela para sobremesa.

Serviço
Festival Gastronômico Delícias do Mar
De 5 a 23 de abril
www.festivaldeliciasdomar.com.br