Festival de Tiradentes reúne cerca de 20 mil no primeiro fim de semana

(Edição do DT com agências)

A 18ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes começou na última sexta-feira (21), levando mais de 60 chefs e palestrantes para a cidade histórica mineira de 7 mil habitantes. Os três dias de programação atraíram cerca de 20 mil pessoas para o evento, que esse ano faz parte do projeto FARTURA, e movimentaram 15 milhões de reais em negócios. Produtores e chefs dos estados por onde passou a Expedição FARTURA Gastronomia, que é a base do projeto, integraram a programação em aulas e jantares, dividindo receitas, ingredientes e aprendizado com o público do festival. Esse ano, a equipe liderada pelo curador do Festival, Rusty Marcellini, percorreu cinco estados brasileiros: Goiás, Tocantins, Pará, Piauí e Maranhão.

Desde as 17h da sexta-feira, os largos do Chef e das Forras serviam pratos preparados por chefs de Minas Gerais. Flávio Trombino, do restaurante Xapuri, em Belo Horizonte, servia dois pratos quentes. O chef conta que vendeu 700 porções no total, sendo 600 dos pratos quentes, que acabaram no domingo.

Os jantares exclusivos também foram destaque. Uma das novidades do festival é o intercâmbio entre chefs franceses e mineiros. Nos dias 21 e 22, Xavier Burelle e Laela Mouhamou, que vieram da cidade de Mougins para Tiradentes, e Rolland Villard, do Rio de Janeiro, homenagearam a França no restaurante Pacco Bacco. Outros chefs como Manu Buffara, de Curitiba, Marcelo Corrêa Bastos, de São Paulo, e Daniela Martins, de Belém, também cozinharam nos restaurantes da cidade.

Em outros pontos de Tiradentes também aconteciam cursos e degustações nos espaços Senac, como a aula com Dona Nena, do Pará, que falou sobre os brigadeiros de cacau feitos na região. O clássico queijo mineiro também esteve entre os cursos: Guilherme Ferreira, da Estância Capim Canastra, foi um dos palestrantes sobre o tema.

Inéditos esse ano também foram os roteiros gastronômicos, que levaram os visitantes para conhecer pequenos produtores no entorno de Tiradentes, como a Fábrica do queijo Catauá e o Engenho Boa Vista – onde está o alambique mais antigo do Brasil, em funcionamento.

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes continua acontecendo durante a semana, até o dia 30 de agosto. No próximo final de semana, estarão presentes outros chefs de fora como Serge Chollet e Emmanuel Ruz, da França, e Rafa Costa e Silva, do Rio de Janeiro.

Relacionados:

Pin It

Comments are closed.