Federação de Jogos Gays parabeniza Rio 2016 por respeito aos direitos humanos

Artistas pintaram os rostos de atletas do time de refugiados das Olimpíadas Rio 2016 em fachadas de antigos armazéns na Orla Conde     Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Federação Internacional de Jogos Gays divulgou um comunicado parabenizando o Comitê Olímpico Internacional pelos esforços em respeitar e propagar os direitos humanos durante os Jogos Rio 2016.

O documento reuniu uma série de acontecimentos que demonstram o sucesso do evento no quesito tolerância. Alguns exemplos são o casal de lésbicas e um de gays que fizeram pedidos de casamento no Rio; dois condutores da Tocha que se beijaram em Ipanema; a exposição da orientação sexual de cerca de 50 atletas e o sucesso da Pride House.

Já as contribuições do próprio comitê englobam a inclusão do princípio de respeito à orientação sexual na carta olímpica, o discurso de igualdade na abertura dos Jogos, a participação inédita de um time de refugiados e a declaração de que as próximas cidades-sede deverão assinar acordos anti-descriminação como parte de seus contratos.

 

Para a presidência da Federação Internacional dos Jogos Gays, estas atitudes são essenciais para promover um esporte e um turismo sem discriminação. “Estamos ansiosos para desenvolver ainda mais este diálogo e permitir que atletas e torcedores se sintam bem onde quer que estejam.”

Pin It

Comments are closed.