Falso vídeo com a prisão de Lula circula na rede e infecta PCs

A condenação do  ex-presidente Lula rendeu na internet e um golpe para que você confira a falsa prisão do petista tem deixado o computador dos usuários expostos ao vírus Trojan ou Cavalo de Tróia, um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo.

O post patrocinado em uma página inexistente “Portal de Notícias IG” relata um vídeo “urgente” sobre o acontecimento. Confira:

ReproduçãoReproduçãoReprodução

Créditos: Reprodução

O post inicialmente não possui nenhuma anormalidade

A descoberta foi feita por Fábio Assolini, analista de segurança da Kaspersky Lab, que detectou o vírus quando o usuário clica para “assistir” ao suposto vídeo. No momento do clique, há o direcionamento para o download de um arquivo chamado “acompanhe.exe” e imediatamente é feita a instalação de um trojan bancário no computador.

“Os cibercriminosos brasileiros costumam usar temas que estão na mídia, explorando a curiosidade das pessoas para assim disseminar códigos maliciosos. Seguramente o tema da prisão do ex-presidente será usado em outros golpes”, disse ao blog da Kaspersky.

ondemand_video Vídeos do Catraca

O conteúdo estava hospedado no site de uma prefeitura de um município do Rio Grande do Sul, mas já foi retirado.

“Os criminosos criam as páginas e anexam arquivos maliciosos nela, geralmente em formato .zip, disseminando links que apontam para este arquivo hospedado no Facebook. Para o criminoso é vantajoso, pois se trata de hospedagem gratuita. Além disso, essas campanhas maliciosas enganam muitas pessoas já que o link recebido realmente aponta para o site da rede social”, ressalta Assonlini.

Para proteger seu PC e não cair em ciladas como esta tenha um bom antivírus e confira o link das publicações, além de verificar as notícias em outros sites.

Cuidado: Golpe no Facebook promete passagens aéreas de graça

Pin It

Comments are closed.