Expedição inusitada leva visitantes pelas ‘águas’ do rio Verde, em São Paulo

Por Stephanie Kim Abe, da Garupa 

garupa150x150garupa150x150 “Seja bem-vindo à Cidade Azul! Pode não parecer, mas você está na região das nascentes do rio Verde”. A “Cidade Azul”, no caso, é São Paulo. E a “região das nascentes” é a saída principal da estação Vila Madalena do metrô, ponto de partida para uma expedição superdiferente pela zona oeste de São Paulo.

Cidade_Azul_-_Divulgacao_1Cidade_Azul_-_Divulgacao_1

 

A dona das boas-vindas é Débora Pill, um dos guias do passeio. Os outros são José Bueno e Luiz de Campos Jr., dois dos idealizadores da iniciativa. Mas os três só se fazem presentes por meio da voz: todo o percurso é realizado com um audioguia, disponível no site www.cidadeazul.org. É nessa plataforma que você encontra o mapa e descobre em quais pontos deve ouvir cada um dos 10 áudios –é preciso ter em mãos um celular (com acesso à internet) e fone de ouvido para realizar o passeio.

Fora isso, você pode fazer a expedição quando quiser, a hora que quiser. Um poste pintado de azul (já meio desbotado), na saída do metrô, indica o começo da caminhada tranquila, de cerca de uma hora. Ela entra pela Vila Madalena, passa pelo Beco do Batman, um dos pontos mais famosos do bairro, e termina na rua Harmonia.

Cidade_Azul_-_Divulgacao_4Cidade_Azul_-_Divulgacao_4

Durante o trajeto, vale levar em conta as dicas dos guias, que aconselham a usar os sentidos para tentar entender o curso do rio –e não apenas seguir as instruções do celular. A informação de que o rio está sempre descendo auxilia em algumas encruzilhadas, e os postes pintados de azul ajudam a indicar os caminhos corretos.

Você também aprende mais sobre a cidade de São Paulo e sua história nessa aventura toda. Dá para identificar um curso d’água no meio-fio, e saber como a cidade foi se desenvolvendo por cima de seus rios, muitos deles agora soterrados. Soterrados, mas ainda vivos, como o rio Verde, que você verá correndo no fundo do beco, perto do cemitério São Paulo, ao final da expedição. Como os próprios guias dizem, “você nunca mais vai ver a cidade com os mesmos olhos”.

Cidade_Azul_-_Divulgacao_5Cidade_Azul_-_Divulgacao_5

Saiba mais

O projeto Cidade Azul, em parceria com a iniciativa Rios e Ruas, tem como objetivo conectar as pessoas aos rios da cidade, mostrando a elas que São Paulo é uma metrópole fluvial. Para isso, realiza intervenções urbanas e quer disponibilizar mais dois audioguias: um do rio Saracura, na região da Avenida Paulista, e outro do rio Itororó, no Centro – uma campanha de crowdfunding, no Catarse, espera levantar R$ 34.478,00 para a produção desses dois novos roteiros até o dia 25 de novembro.

Para colaborar, é só entrar na página do projeto no Catarse. Para acompanhar a evolução do projeto, curta a página do Cidade Azul no Facebook.

epep

* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis de norte a sul do país.

O crowdfunding é uma vaquinha online. Pela plataforma da Garupa você conhece projetos inspiradores que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando –pode ser de uma receita típica, uma peça de artesanato ou até a viagem em si.

Cidade_Azul_-_Divulgacao_3Cidade_Azul_-_Divulgacao_3

cidade_azulcidade_azul

Cidade_Azul_-_Divulgacao_6Cidade_Azul_-_Divulgacao_6

Pin It

Comments are closed.