Principais

Evento gastronômico reúne refugiados em São Paulo

Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta

‘Sabores Lembranças’ é uma homenagem aos paladares e memórias trazidos por refugiados de todas as partes do mundo, aqueles que tiveram que deixar suas terras de origem para fugirem de guerras ou por serem vítimas de perseguição decorrentes de raça, religião, opinião política, orientação sexual, nacionalidade ou associação a determinado grupo social.

O projeto, uma parceria entre o Instituto de Reintegração do Refugiado (ADUS) e o centro gastronômico Piknik Faria Lima, irá disponibilizar um quiosque que, mensalmente, irá receber uma nova família servindo pratos típicos do seu país de origem.

No próximo sábado (26 de setembro), a primeira etapa contará com shows musicais de artistas sírios e africanos.

No entanto, o quiosque do ADUS começará a operar apenas a partir da segunda semana de novembro, uma vez que a instituição ainda busca patrocínio para a compra de equipamentos e mantimentos de cozinha, além de organizar as devidas licenças e treinamentos exigidos para a operação do comércio de comida de rua.

Foto: Divulgação/ADUS

 

Fundado em 2010, o ADUS é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atua junto aos refugiados e outros estrangeiros vítimas de migrações forçadas na cidade de São Paulo, a fim de reduzir os obstáculos que enfrentam para sua efetiva reintegração na sociedade.

Só para se ter uma ideia, mais de 4 mil refugiados vivem na cidade de São Paulo, o que equivale a 50% dos 8.400 que estão no Brasil, atualmente.

“Essa inciativa é uma oportunidade para que essas famílias consigam se estabelecer no Brasil e começar seu próprio negócio”, afirma Monica Noda, idealizadora do Piknik Faria Lima.

Além das 12 famílias que participarão do projeto vendendo pratos típicos, refugiados com talentos artísticos serão convidados para mostrar um pouco da cultura de seus países de origem por meio de apresentações musicais e danças.

Sabores Lembranças
Onde: Piknik Faria Lima
 (Av. Rebouças, 3128, ou rua Henrique Monteiro, 125, entre as estações Faria Lima e Fradique Coutinho – linha amarela do Metrô)
Quando: 26 de setembro (sábado), das 16h às 19h. O Piknik fica aberto, diariamente, das 11h às 22h
Quanto: Catraca livre