Trade, Viagem

Estudo traça perfil do viajante digital brasileiro


O brasileiro que mais compra produtos on-line está na faixa entre 24 e 35 anos

A internet tem exercido um papel cada vez mais profundo na indústria de viagens. Seja por meio de reservas on-line, compra de passagens e check-in via mobile e aplicativos e economia compartilhada. Mas quem será esse consumidor digital brasileiro de viagens?

Uma análise feita pela agência de viagens Almundo, no Brasil, traça o perfil do usuário digital com base em mais 60 mil cadastros da plataforma da agência. De acordo com o relatório, o brasileiro que mais compra produtos on-line está na faixa entre 24 e 35 anos.

Na média, o brasileiro compra suas passagens aéreas com 67 dias de antecedência – tempo baixo se comparado à outros países da América Latina, como na Argentina, com 82 dias, e Colômbia, com 90. Já no ticket médio do consumidor nacional é de R$ 1,6 mil. E na hora de pagar, 97% dos usuários optam pelo cartão de crédito, sendo que 30% paga à vista.

Em relação à hospedagem, 50% dos viajantes brasileiros preferem hotéis 3 estrelas, seguido dos de 4, 5, 2 e 1 estrela, respectivamente. Já os principais destinos nacionais preferidos por nós são: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Já os internacionais, são: Miami, Roma, Paris e Buenos Aires.

O mesmo levantamento também foi realizado em outros países de forte atuação da Almundo, como Argentina, México e Colômbia. Na Argentina, 45% dos viajantes costumam parcelar a compra em 12 parcelas. Já os colombianos são os que pagam a passagem mais baixa entre os quatro países, com ticket média de R$ 830.  

Sobre o autor

Jornalista apaixonada por livros, comida e viagens