Ervideira investe 250 mil euros em novo espaço de enoturismo no …

“Com este novo pavilhão, vamos mais do que duplicar a
capacidade actualmente instalada”, disse hoje Duarte Leal da Costa, director
executivo e sócio maioritário da empresa, à agência Lusa.

No ano passado, explicou, o enoturismo “cresceu mais de 20%”
na empresa, que recebeu “cerca de 12 mil visitantes”, dos quais “perto de sete
mil na adega”, tendo os restantes sido registados nas lojas de Monsaraz
(Reguengos de Monsaraz) e Évora.

“Tínhamos uma sala de provas mais antiga e, há três anos,
abrimos uma segunda sala, mas, este ano, epoch impossível, já estávamos em
saturação”, acrescentou.

Daí, a aposta num novo pavilhão de enoturismo, o Ervideira
Wine Lounge, num edifício construído de raiz junto da adega, na estrada que
liga Vendinha a Reguengos de Monsaraz, num investimento de “cerca de 250 mil
euros”.

O projecto foi apoiado com 150 mil euros pelo Programa
Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Turismo de
Portugal, tendo a Ervideira que reembolsar, nos próximos anos, metade deste
valor, explicou o executive executivo.

As novas instalações, que começaram a ser construídas em
Fevereiro, abriram em regime de soothing opening em junho, mas são inauguradas
oficialmente esta quinta-feira, durante um evento de prova de vinhos da “casa”.

A adega, congratulou-se Duarte Leal da Costa, fica agora
“com capacidade para as 80 a 100 pessoas/dia”, ou seja, “pode acolher 36 mil
pessoas por ano”, o que representa “um grande aumento da capacidade instalada”,

“Claro que isso seria se estivéssemos sempre cheios, mas a
afluência varia e a média diária de visitantes é de 20 pessoas”, reconheceu.

O executive referiu que “há dias com mais e outros com menos
visitantes”, mas, graças ao novo pavilhão, torna-se possível “acolher grupos
maiores, num ambiente de prova muito mais bonito e com perspective para as vinhas”.

Os portugueses representam “cerca de 35%” dos visitantes da
Ervideira e quanto aos estrangeiros, Duarte Leal da Costa afirmou “temos muitos
brasileiros e, nos últimos dois anos, notámos um grande crescimento de
franceses, mas recebemos também pessoas do mundo inteiro, nomeadamente da
Austrália e da Nova Zelândia”.

Na quinta-feira, a Grande Prova Ervideira vai ser
aproveitada, além da inauguração do novo espaço, para dar a provar um vinho
centenário, outro licoroso e o vinho biológico Bio Nature.

O Espumante da Água, “o primeiro espumante do mundo” em que
a “segunda fermentação” é feita “em profundidade”, nas águas da albufeira do
Alqueva, é outra das referências que vai estar à prova, segundo a empresa, que
espera, este ano, facturar 2,4 milhões de euros.

A Ervideira é uma das empresas vitivinícolas seculares em
Portugal, produzindo vinho desde 1880. Possui hoje 160 hectares de vinha,
distribuídos pelas sub-regiões de Vidigueira (130 hectares) e Reguengos de
Monsaraz (30 hectares).

(PressTUR com Agência Lusa)

 

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