Enoturismo: Região Centro vai ter Observatório

Decorreram esta semana, a 7 e 8 de novembro, no Grande Hotel de Luso, as 7ªs Jornadas, promovidas pelas cinco CVR – Comissões Vitivinícolas da Região Centro – Bairrada, Dão, Beira Interior, Tejo e Lisboa. Em declarações ao Jornal Económico, Pedro Soares, presidente da CVR Bairrada, sublinha que a iniciativa deste ano “foi muito positiva por duas razões: primeiro, pelo número de participantes e pelo que nos trouxeram no que respeita a ideias diferentes para a valorização do território; depois, porque foram as primeiras que resultaram de uma parceria entre as cinco CVR, iniciada há cerca de um ano, e diferentes entidades, como a CCDR Centro, o Turismo Centro e a Rota da Bairrada”.

“A nota principal que fica destes dois dias de um debate mais técnico é que, hoje em dia, já todos os agentes perceberam que o enoturismo não passa só por comprar um vinho e fazer uma visita às caves. Neste segmento de atividade, estamos perante uma multiplicidade de oferta, há um património conjunto de atividades que fluem para a sustentabilidade”, sublinhou Pedro Soares.

Mas num segmento em que é muito difícil para o cidadão e para o cliente ter acesso a dados estruturados e simples, o presidente da CVR Bairrada revela o arranque de um projeto inovador, que passa pela criação de um Observatório do Turismo para a Região Centro. “Estamos a dar os primeiros passos para a criação de um Observatório do Enoturismo, não só na Bairrada, mas no conjunto das cinco CVR do Centro. Esse organismo é fundamental para caracterizar a oferta que existe, mas também para a capacitar e para medir o impacto que têm as medidas que vamos adoptando no setor”, defendeu.

Pedro Soares também entende que uma ideia veiculada nas 7ªas Jornadas do Enoturismo, a criação de um portal identificando todos os locais de enoturismo que existem em Portugal, “é uma necessidade, porque hoje em dia a oferta existente, na óptica do consumidor, é muito confusa”.

“Para já, o mais importante é que o que existe seja organizado. Depois, a nível das cinco CVR, iremos tentar criar um portal mais estruturado, uma app, para dar indicadores precisos aos turistas, aos enoturistas. Não tenho dúvidas, de que essa será uma medida importante”.

Pin It

Comments are closed.