Empresas aéreas ‘recortam’ índices por troféus de pontualidade

As maiores empresas areas brasileiras esto em uma disputa pblica pela liderana da pontualidade no pas.

Em setembro, TAM, Gol e Azul –pela ordem, as trs primeiras do mercado– anunciaram ter sido as campes de voos no horrio, cada uma com um critrio diferente.

Alm de irritar passageiros, o atraso obriga companhias a gastar com assistncia prevista em lei –a partir de uma hora, o passageiro tem direito a internet ou telefonema; de duas, a alimentao; de quatro, acomodao ou transporte para casa.

As empresas alardeiam o ndice que mais lhes convm. Assim, a TAM e a Gol se declararam lderes no quesito pontualidade em agosto.

A primeira considera como atraso os voos que chegam 15 minutos depois do horrio previsto; j o ndice da Gol leva em conta no as chegadas, mas partidas que atrasam. O tempo para definir atraso tambm outro: 30 minutos.

J a Azul diz ter sido a mais pontual de janeiro a agosto.

Editoria de Arte/Folhapress

A Folha comparou TAM, Gol, Azul e Avianca, em um perodo de 12 meses (setembro de 2014 a agosto de 2015), a partir da FlightStats, nica mtrica independente e pblica disponvel sobre o setor.

A Azul foi a mais pontual (89,1%), seguida de TAM (86,4%), Gol (85,1%) e Avianca (84,5%). Seus ndices so prximos dos melhores no mundo, segundo o site.

AUGE NA CRISE AREA

A crise area de 2007 foi o auge do desacerto das empresas em relao pontualidade. Na ocasio, um a cada trs voos saa atrasado.

De l para c foi criada a obrigao de assistncia aos passageiros, as companhias ficaram mais eficientes, e os aeroportos concedidos iniciativa privada melhoraram a infraestrutura.

Mas no foi s isso: os tempos reservados para cada voo ficaram maiores para atenuar atrasos. Um voo com 65 minutos de durao passou a levar 68, por exemplo.

A prtica foi admitida, em 2014, pela prpria Abear, entidade que representa TAM, Gol, Azul e Avianca, como meio de atenuar deficincias na infraestrutura. Consultadas, TAM, Gol e Azul negam recorrer ao expediente.

Segundo pilotos da Azul, lder em pontualidade, a empresa uma das que historicamente recorrem ao artifcio.

“Os voos da Azul tm sempre o tempo exagerado. Se est l que vai durar uma hora, conseguimos fazer em 45 minutos. Tem um voo Guarulhos-Navegantes que consta 1 hora e 22 minutos, mas fazemos em 50 minutos”, diz um tripulante da companhia.

A Azul afirma que o tempo reservado para cada voo reflete a realidade e que monitora sempre esse ndice.

Quando um voo est atrasado, a empresa reduz o tempo da aeronave no solo para diminuir o atraso na etapa seguinte. Isso inclui apressar o tempo de limpeza dos avies.

A Gol tem meta de atraso de zero minuto. Gerentes e diretores recebem bnus. A empresa aumentou de 45 minutos para uma hora a antecedncia com que o passageiro se apresenta em Congonhas, um dos aeroportos mais movimentados do pas –mesma regra em vigor em Guarulhos.

PORTO DE EMBARQUE

Comissrios da Gol e da TAM dizem que ambas esto menos tolerantes com atrasos no embarque.

“Antes, quando faltavam dois ou trs passageiros, o comandante esperava. Agora, quem se apresentou no horrio embarca; quem atrasa, no”, relata um comissrio da TAM. A empresa diz tomar “todas as medidas” para assegurar a pontualidade.

Em maio, o funcionrio pblico Joo Luiz Barreto, 43, diz ter chegado ao porto de embarque um minuto antes de seu fechamento oficial, mas no pde embarcar no voo da Gol que ia do Rio a Braslia.

Pagou um novo bilhete, mas, aps se queixar ao site “Reclame Aqui”, obteve reembolso do valor gasto.

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