Empresários de SC revelam estratégias de marketing

Empresários apresentaram suas experiências durante o Painel do Comércio, realizado na Fecomércio-SC. Foto: Mafalda Press/FecomércioSC/Divulgação.

Quatro empreendedores de diferentes gerações e regiões de Santa Catarina – Antônio Koerich, fundador da Lojas Koerich; André Schumann, presidente da Schumann, e Daniela Borges de Freitas, à frente da Villa Francioni e Marcelo Brognoli da Brognoli Imóveis no Painel do Comércio, realizado na Fecomércio-SC, em Florianópolis nesta última quinta-feira, 9.

Na avaliação dos empresários, o cenário recessivo na economia brasileira exige do mercado criatividade, dinamismo e inovação. A palavra ‘crise’, inclusive, foi pouco mencionada nas falas dos convidados.

“Quando pensamos em resultado, não estamos falando apenas de lucro, mas de credibilidade/lealdade, investimento em pessoas e responsabilidade social”, garante o empresário Antônio Koerich, mentor da rede varejista formada por 95 lojas em 43 cidades do Estado.

A estratégia da Koerich utiliza de parcerias público-privadas para colaborar para o desenvolvimento das cidades onde a rede está instalada e investe em qualificação da mão de obra e motivação das equipes. “São os nossos 1400 colaboradores que levam toda a nossa filosofia até o consumidor final”. Em 2015, o faturamento da rede chegou a R$ 521,45 milhões e neste ano a expectativa é de crescimento de 10%.

Inovação

Com pouco menos de 20 anos, a Schumann, empresa que nasceu em Seara, no Oeste de SC, conta atualmente com 75 lojas em 69 cidades do Sul do País, 75% delas em solo catarinense e gerencia uma equipe de cerca de 1000 funcionários. Para o empresário André Schumann, presidente da rede de lojas de eletrodomésticos, inovação e tecnologia são palavras de ordem. “Apostamos no geomarketing e no marketing inteligente para conhecer melhor o público e ter uma performance de vendas mais eficiente. Este ano, esperamos um crescimento entre 10 e 15% na empresa”. Entre as novidades, o empresário destacou as alianças comerciais com a B2W e Walmart para impulsionar as vendas no cenário nacional.

Experiência de consumo

A experiência de consumo ganha um novo significado para a vinícola Villa Francioni, presidida por Daniela Borges de Freitas. Localizada a 1.260 metros acima do nível do mar, em São Joaquim, a empresa iniciou há dez anos a comercialização dos primeiros rótulos, quando o enoturismo e a possibilidade de a serra catarinense revelar uma nova vocação econômica eram apenas sonhos vislumbrados pelo pai, o visionário empresário Dilor Freitas.

“Meu pai viu na Serra o potencial para produzir vinhos de qualidade e concebeu este projeto para transformar a região. Hoje, os vinhos de altitude ganharam notoriedade em todo país. Recebemos cerca de 4 mil turistas na alta temporada nas visitas guiadas e degustações. Este ano expandimos os negócios com a inauguração do Bistrô Bacco e a Pousada Villa dos Vinhedos”, afirma Daniela.

Lifestyle

Para o vice-presidente da Fecomércio-SC na Grande Florianópolis, Marcelo Brognoli, presidente executivo do grupo Brognoli Negócios Imobiliários, o marketing cultural e o foco no lifestyle também são estratégias de mercado. Ele citou como exemplo o evento cultra “Acústico Brognoli”, que além de promover a cultura local por meio da música, garantiu um posicionamento de marca mais estruturado.

Pin It

Comments are closed.