Embratur define ações para desenvolvimento do Enoturismo

Vinicius Lummertz e os deputados federais Afonso Hamm e Herculano Passos

Vinicius Lummertz e os deputados federais Afonso Hamm e Herculano Passos

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) assinará um acordo de cooperação técnica com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) para a definição de um cronograma de atividades para o fortalecimento do segmento de Enoturismo. O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, recebeu parlamentares para discutir os desafios e definir práticas para o desenvolvimento do turismo nas vinícolas do país.

De acordo com Lummertz, é preciso criar uma marca para o vinho brasileiro no exterior e, com isso, trabalhar estratégias de divulgação do potencial desses produtos turísticos para os principais mercados. “O grupo de trabalho pode gerar ações concretas como a realização de workshops entre produtores e operadoras de turismo que comercializam rotas turísticas de vinhos, além da criação de um hotsite e publicações sobre o segmento que tem um potencial em ascensão no país”, defende.

O Brasil é o 21º produtor de vinho do mundo, com cerca de 1.100 vinícolas que produzem 32 milhões de litros da bebida por ano. O Rio Grande do Sul, responde por 82% da produção de vinho nacional, mas outros estados também se destacam como Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Espírito Santo.

Segundo o deputado Herculano Passos, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, países como França, Itália e Portugal recebem milhares de turistas que apreciam vinhos e buscam roteiros específicos para isso. O parlamentar lembra que os vinhos brasileiros têm sido cada vez mais reconhecidos, inclusive com premiações internacionais e destaca a necessidade da parceria institucional com a autarquia.

“No Brasil, também temos esses roteiros de enoturismo, mas precisamos que o mundo saiba disso e venha conhecer mais essa possibilidade de turismo brasileiro. E ninguém melhor do que a Embratur para nos ajudar nessa promoção, uma vez que essa é sua especialidade”, pondera.

Pin It

Comments are closed.