Em reunião, Fornatur define grupo para viabilizar repasse de recursos do MTur; fotos

Paulo Studart, da Fecomércio-BA, Felipe Carreras, presidente do Fornatur, e José Alves, secretário de Turismo da BA

SALVADOR – Secretários, MTur e representantes estaduais de turismo estiveram juntos na sede da Fecomércio BA, na manhã desta sexta-feira (09), para a 2ª reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) sob a presidência do secretário de Turismo de PE, Felipe Carreras. Os executivos aproveitam a BNTM para debater questões relacionadas a participação de destinos na Expo Abav 2017, a organização do calendário nacional festivo e 2018, além de informações sobre o Mapa do Turismo do MTur.

Veja a galeria de fotos abaixo

O secretário de Turismo da Bahia, José Alves, após ser introduzido pelo presidente Felipe Carreras, falou sobre a importância do fórum, da feira BNTM e da participação dos estados na Expo Abav neste ano. “A BNTM do Nordeste aqui em Salvador é um divisor de águas, porque define as viagens do 2° semestre. O governador tem apostado muito no turismo, investimento em divulgação e feiras. Temos que fazer isto com todos os estados. Mostrar que se o Brasil investir de um jeito diferenciado, teremos 59 serviços movimentados ligados ao segmento”, disse.

Por outro lado, José Alves cogitou um processo interno dos próprios estados, em união, para definir a participação dos estados na maior feira do Brasil de Turismo. “Existia um plano anterior que dava mais chances aos estados participarem, mas agora a planta oferecida pelo ministério é de 25 metros quadrados. Para muitos estados, este espaço é insuficiente. Podemos, portanto, fazer um processo interno para ampliar nossa participação na Abav de modo geral”, frisou o secretário de Turismo da BA.

Participantes da reunião do Fornatur

Felipe Carreras passou a palavra a Hercy Filho, chefe de gabinete da secretaria nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, que falou sobre as novidades do cadastur. “Estamos implantando já com 35% de evolução o Cadastur 3.0. Até este fim de ano, teremos uma plataforma totalmente digital e que dê condições aos operadores estarem dentro da formalidade, atuando, e nós, por outro lado, tenhamos uma fiscalização definitiva. Nesta implantação, já consolidamos a questão com a receita federal”, disse.

Hercy ainda comentou sobre o repasse de recursos financeiros incluídos no mapa turístico do MTur. “Dos recursos que liberamos, apenas uma parte foi passado aos senhores. Queria sugerir, portanto, um grupo de trabalho para que nós, do MTur, possamos discutir uma viabilidade, um mecanismo para que este dinheiro seja liberado e definitivamente usado”, disse.

Felipe Carreras, presidente do Fornatur

Felipe Carreras, presidente do Fornatur

O presidente do Fornatur teve a palavra e já decidiu o grupo de trabalho do Fornatur que ficará responsável pelo tema. “Nós vamos criar este grupo agora: colocarei Gustavo Arrais, de MG, Thays Paiva, do Piauí, José Sales, do Espírito Santo, Ricardo Peixoto, de Roraima, e Vitor Hugo, do Rio Grande do Sul”, disse. Logo depois, a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, decidiu fazer duas observações.

“Embora alguns estados não tivessem a competência de prestar contas, isto deveria ser apresentado ao Fórum. A resposta que recebemos é que não poderíamos mais receber estes recursos. Isto que eu acho que deixou os secretários desanimados. Acho louvável a possibilidade desta retomada, de ver este novo formato, porém estou aqui para fazer uma ressalva: quando for fazer uma campanha com estes recursos, consulta os secretários, peça conteúdo e sugestões. É preciso colocar a região Norte no compartilhamento e conteúdo das campanhas que são feitas. Nós não somos nunca os protagonistas, embora agradeça a campanha que está no coração da mídia”.

GALERIA:

  • Felipe Carreras, presidente do Fornatur
  • Felipe Carreras, presidente do Fornatur
Pin It

Comments are closed.