O que não passava apenas de uma ameaça, pode se tornar uma triste realidade para a fabricante Airbus. O CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, confirmou que já iniciou conversas com a Boeing a fim de tomar uma decisão que mudaria o rumo da frota de aeronaves de corredor único (single aisle) de sua companhia: a aquisição de 30 unidades da família B737. Caso concretizado, o negócio traria um certo alívio ás operações da Qatar Airways, após inúmeros problemas referentes à família A320neo, referentes aos motores e ao atraso nas entegas
As conversas, de acordo com a própria Boeing e Qatar, estão um “pouco avançadas”, enquanto o CEO Akbar Al Baker já examina alternativas para fugir dos negócios com a Airbus e seus A320neos. A ideia é encomendar de 25 a 30 unidades da família B737, em uma mistura que selecionaria aeronaves de variante NG e MAX. “Também estamos de olho no B737NG porque o MAX ainda não está devidamente certificado”, disse o CEO da Qatar.
De acordo com o próprio Al Baker, não houve nenhum progresso nas discussões com Airbus e Pratt Whitney a respeito da variante neo. “Permaneceremos nos afastando até que o problema seja resolvido”, disse o CEO, que vê a companhia no impasse com a Airbus e Pratt Whitney por conta dos motores PW1100G desde janeiro, quando se tornaria pioneira nas operações. O problema nos motores impede que a aeronave inicie os procedimentos de taxi, algo considerado sério em aeroportos movimentados, podendo comprometer inclusive a utilização de slots.
A companhia, que seria a pioneira na introdução do A320neo no lugar da Lufthansa, já teria cinco unidades em sua frota se não tivesse se recusado em recebe-las. Para Akbar Al Baker, esta ausência da frota tem um grande impacto para a Qatar Airways, tanto é que já conversa com a CFM International a fim de trocar os motores LEAP-1A que compõem o A320neo, além de já considerar o leasing de certas aeronaves para preencher este gap na frota de aeronaves single-aisle narrowbody, as duas opções que surgem apesar do contato com a Boeing.