Em resposta à Airbus, Qatar Airways cogita adquirir 30 B737s para compor frota

Le Bourget, FRANCE: Qatar Airways Chief Executive Officer Akbar Al-Baker listens questions after signing a contract  during the 47th Paris International air show at Le Bourget airport 18 June 2007. Qatar Airways announced an order for three Airbus A380 superjumbo airliners and confirmed an order for 80 mid-sized A350 aircraft on the first day of the Paris Air Show on Monday.  AFP PHOTO  ERIC PIERMONT (Photo credit should read ERIC PIERMONT/AFP/Getty Images)

Sem paciência, CEO Akbar Al Baker vê na Boeing uma alternativa aos problemas encontrados no A320neo

O que não passava apenas de uma ameaça, pode se tornar uma triste realidade para a fabricante Airbus. O CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, confirmou que já iniciou conversas com a Boeing a fim de tomar uma decisão que mudaria o rumo da frota de aeronaves de corredor único (single aisle) de sua companhia: a aquisição de 30 unidades da família B737. Caso concretizado, o negócio traria um certo alívio ás operações da Qatar Airways, após inúmeros problemas referentes à família A320neo, referentes aos motores e ao atraso nas entegas

As conversas, de acordo com a própria Boeing e Qatar, estão um “pouco avançadas”, enquanto o CEO Akbar Al Baker já examina alternativas para fugir dos negócios com a Airbus e seus A320neos. A ideia é encomendar de 25 a 30 unidades da família B737, em uma mistura que selecionaria aeronaves de variante NG e MAX. “Também estamos de olho no B737NG porque o MAX ainda não está devidamente certificado”, disse o CEO da Qatar.

csm_A320neo_QTR_V10_53f0170e14

O A320neo da Qatar Airways nunca saiu da projeção, como podemos ver nesta ilustração acima

De acordo com o próprio Al Baker, não houve nenhum progresso nas discussões com Airbus e Pratt Whitney a respeito da variante neo. “Permaneceremos nos afastando até que o problema seja resolvido”, disse o CEO, que vê a companhia no impasse com a Airbus e Pratt Whitney por conta dos motores PW1100G desde janeiro, quando se tornaria pioneira nas operações. O problema nos motores impede que a aeronave inicie os procedimentos de taxi, algo considerado sério em aeroportos movimentados, podendo comprometer inclusive a utilização de slots.

A companhia, que seria a pioneira na introdução do A320neo no lugar da Lufthansa, já teria cinco unidades em sua frota se não tivesse se recusado em recebe-las. Para Akbar Al Baker, esta ausência da frota tem um grande impacto para a Qatar Airways, tanto é que já conversa com a CFM International a fim de trocar os motores LEAP-1A que compõem o A320neo, além de já considerar o leasing de certas aeronaves para preencher este gap na frota de aeronaves single-aisle narrowbody, as duas opções que surgem apesar do contato com a Boeing.

Pin It

Comments are closed.