Em hotéis do Vale do Silício, robôs são responsáveis pelo ‘room service’

A “contratao” mais recente de vrios hotis do Vale do Silcio Relay, um pequeno rob que usado para entregar comida, pasta de dentes, toalhas e outros objetos aos quartos dos clientes.

“Temos nossos robs no hotel Aloft, em Cupertino, no Aloft Vale do Silcio, no Crown Plaza de Milpitas e no Holiday Inn Express de Redwood City”, disse em entrevista agncia Efe Adrin Canoso, cofundador da Savioke, a empresa que desenvolveu o rob compacto, que tem apenas 90 centmetros de altura.

Canoso explicou que o “ponto forte” do Relay sua habilidade para “navegar em ambientes complexos”. Ou seja, ele capaz de circular no lobby do hotel, subir pelo elevador e andar pelos corredores sem tropear em clientes, malas e outros objetos.

O “trabalho” de Relay comea quando um cliente solicita recepo o servio de quarto. Nesse momento, o recepcionista abre o compartimento situado na parte frontal do rob, introduz os objetos que o cliente pediu e tecla o nmero do quarto.

Relay, que ativa o boto do elevador remotamente, liga para o ramal do quarto assim que chega ao seu destino. Sua porta superior se abre imediatamente quando o cliente abre a porta.

Uma vez finalizado o trabalho, Relay pergunta ao cliente se est contente com seu servio com uma mensagem na tela, abre e fecha os olhos e faz uma pequena dancinha com sons eletrnicos quando o hspede pressiona o boto de cinco estrelas para expressar sua satisfao.

Os robs, que estrearam na hotelaria h menos de um ano, j fizeram 5.000 entregas e percorreram mais de mil quilmetros.

Divulgao

O rob Relay pode fazer pequenas entregas nos quartos, de itens como comida e toalhas
O rob Relay pode fazer pequenas entregas nos quartos, de itens como comida e toalhas

O cofundador da Savioke contou que ele e sua equipe passaram muito tempo pensando no design do Relay. “Partimos do princpio que um hspede, quando abre a porta, nunca viu um rob, e gastamos muito tempo para nos certificarmos que esses primeiros momentos fossem agradveis e que os clientes saberiam como us-lo”, afirmou.

Canoso e sua equipe optaram, intencionalmente, por no transformar Relay em humanoide.

“Quando um rob se parece com uma pessoa esperam mais dele. Tendemos a pensar que muito inteligente e que pode falar e fazer muitas coisas”, explicou. “Desenhamos um rob agradvel, com presena amistosa, e inclumos olhos para que as pessoas soubessem que consciente do ambiente que o rodeia, mas no criamos falsas expectativas”.

Ele lembrou que existe a percepo de que os robs substituiro as pessoas e as deixaro sem empregos, e ressaltou que quanto mais humana sua aparncia mais apreenso pode existir nesse sentido.

“Este rob no vai eliminar empregos. Sua nica misso a de ajudar as pessoas que trabalham nos hotis a melhorar o servio ao cliente, ao invs de correr pelos corredores para entregar pastas de dentes ou uma toalha”, insistiu Canoso.

O cofundandor da Savioke assinalou que as entregas nos hotis podem demorar at meia hora, tempo que pode cair metade quando Relay entra em ao.

“Isso implica em que os clientes estejam mais contentes e os hotis ganhem melhores crticas dos hspedes, o que muito importante”, ressaltou Canoso, que acredita que o setor de hotelaria oferece uma grande oportunidade para robs como o seu.

Na vanguarda do “servio robtico” est o hotel Henn-na, que abriu em julho na cidade japonesa de Nagasaki e tem vrios robs na recepo, inclusive um que se parece com um dinossauro.

O hotel japons conta tambm com um veculo robtico para o transporte de bagagens, botes-rob que do informaes bsicas, como o menu do caf da manh, e portas nos quartos que se abrem com escaneamento facial.

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