Economia Criativa: conheça o segmento que movimenta US$ 8 trilhões por ano

Caio Luiz de Carvalho

Caio Luiz de Carvalho

Caio Luiz de Carvalho, diretor executivo do canal Arte 1, debate de forma interativa o que é economia criativa. Segundo Carvalho – que já atuou como secretário Nacional de Turismo e Serviços, presidente da Embratur e Ministro do Esporte e Turismo – arte, turismo, desenvolvimento sustentável e cultura são os pilares de uma Economia Criativa. “Quando temos cultura como valor econômico, somos capazes de mudar a história do destino. Cada vez mais vejo a importância de se trabalhar cultura em um país como o Brasil, que carece de incentivos neste segmento”, explica Carvalho.

O executivo ainda enfatiza que atualmente, o perfil dos turistas é outro. “Tem valor aquilo que é autêntico. As pessoas não querem apenas ser encantadas, elas querem ser transformadas. As pessoas buscam mais do bons serviços, elas buscam experiências, sensações e transformações. O turista moderno se envolve emocionalmente”, complementa.

Parte disso é a customização dos serviços. De acordo com Carvalho, as cidades estão cada vez mais competitivas, oferecendo diferentes tipos de turismo e atrativos. “As pessoas não querem ser todo mundo. Elas esperam uma customização, querem usufruir de coisas feitas especialmente para si”.

Turismo ganhará canal de televisão temático – Entre as tendências para o futuro, Carvalho esclareceu que o consumidor estará cada vez mais conectado, passando mais horas na frente da tela do computador ou do celular. Dessa forma, é essencial que o conteúdo esteja presente em multiplataformas. “Cada vez mais o público tende a selecionar o que deseja consumir”, ressalta o executivo, que lembrou que o futuro é que surjam canais temáticos.

Nessa linha, o segmento turístico ganha, a partir de setembro deste ano, um canal de televisão temático, com foco no Turismo. A TV Trip Brasil vai veicular diversos programas abordando toda a indústria do turismo. Para Marcelo Gomes, CEO e idealizador do projeto, afirmar que a TV Trip é um espaço qualificado voltado especificamente para o turismo, tanto para a indústria quanto para produções independentes. “Queremos dar espaço para a cultura e as visões políticas de cada destino. O objetivo é fazer uma troca de experiência com o diferencial de cada lugar”, pontua.

Mas o que é Economia Criativa e qual sua importância para o Turismo?

Economia criativa é o ciclo de criação, produção e distribuição de bens e serviços, que usa a criatividade e o capital intelectual como matéria prima. O objetivo é unir valores econômicos com valores culturais, gerando riqueza, impacto social e diversidade. A tendência gera mundialmente cerca de US$ 8 trilhões por ano, com crescimento anual entre 10 e 20%.

Em 2010, os setores criativos no Brasil contribuíram com R$ 104 bilhões, destes apenas São Paulo foi responsável pelo faturamento de R$ 42 bilhões. “Isso porque a cidade de São Paulo esconde tesouros.

O turista que visita a região é qualificado, que deseja usufruir do diferencial criativo, gastando até três vezes mais que o turismo de Sol e Praia”, enfatiza. Carvalho ainda pontua que é importante pensar qual o perfil de turista que o destino deseja atrair. “Que percepção queremos que o público externo tenha da cidade?”, questiona.

Ao todo, 14 segmentos fazem parte desse segmento: arquitetura e urbanismo, artesanato, artes cênicas, artes e antiguidades, audiovisual, design, editoração, fotografia, gastronomia, moda, música, publicidade, software, e rádio e TV.

Carvalho citou Nova York, como exemplo de economia criativa. Carvalho explica que a criação da marca ‘I Love NY’, além da interação da cidade, que se apresenta como um destino artístico, inovador, diferente e cultural faz com o que o destino permaneça no imaginário das pessoas.

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