Viagem

Economia compartilhada: 5 plataformas mostram as ferramentas para gerar mais confiança

economia compartilhada

A economia compartilhada é uma tendência que veio para ficar e que ajuda inclusive aos viajantes de plantão. Já existem plataformas para oferecer e pegar caronas, encontrar ‘babás’ para cuidar do seu bichinho de estimação enquanto você estiver fora, e até para conhecer guias locais.

Há várias ferramentas que ajudam a tornar as plataformas mais confiáveis e geral uma economia, facilitando a escolha das pessoas com quem cada um vai dividir as experiências. Na BlaBlaCar, por exemplo, é possível checar, entre outros, se o usuário (condutor ou passageiro) verificou a sua documentação junto ao aplicativo.

A seguir, cinco plataformas de sharing economy listam suas principais ferramentas de confiança para ajudar a fazer uma viagem compartilhada com segurança e tranquilidade.

BlaBlaCar – A BlaBlaCar conecta condutores e passageiros para caronas entre cidades. A plataforma verifica telefone e e-mail dos usuários e, desde junho de 2016, também faz a verificação de documentação (RG, carteira de motorista ou passaporte). A ferramenta é um filtro adicional de confiança nos perfis, que também contam com as avaliações de viagens anteriores, o que facilita a escolha de companheiros de viagem. Outras informações adicionais são foto, biografia e dados sobre as redes sociais do usuário (Facebook e Linkedin).

Pet Anjo e DogHero – Querer viajar, mas não ter com quem deixar o bichinho de estimação é um problema comum para muita gente. A Pet Anjo e a DogHero solucionaram este dilema dos viajantes, ao colocá-los em contato com outras pessoas que podem hospedar o animalzinho. Na Pet Anjo também é possível encontrar Pet sitters para dar carinho e comida ao pet em sua própria casa (muito útil para gatos que são um pouco mais resistentes a mudanças de ambiente). As duas plataformas adotaram um sistema de avaliações que permite escolher os anjos e heróis certos para o seu pet, além de um sistema de chat que permite tirar dúvidas sobre o espaço (se possui janelas teladas, por exemplo), e os cuidados com o seu pet (ex: se o anjo ou herói pode dar medicação a ele). A Pet Anjo também possui um serviço de banho domiciliar, e certificação internacional na área de cuidados com os pets.

GetNinjas – O GetNinjas é uma plataforma que permite encontrar profissionais de diversas áreas, como aqueles que podem fazer um conserto simples na sua casa, uma reforma ou construção, ou ainda um professor de idiomas, uma diarista ou um barman. Para quem vai viajar, é possível encontrar alguém para fazer a revisão e manutenção do carro, além de arrumar outras coisinhas (como ar condicionado) antes de cair na estrada. Os profissionais da plataforma passam por uma avaliação criteriosa, e os usuários sempre podem ficar atentos às opiniões de quem precisou do serviço anteriormente com o objetivo de escolher o profissional que melhor atenda às suas necessidades.

Rent a Local Friend – Rent a Local Friend é uma plataforma útil para quem precisa encontrar guias locais que falem a sua língua. Como o nome já indica, os guias cadastrados na plataforma agem como amigos (friends) e podem mostrar os seus lugares preferidos da cidade sob a perspectiva de quem mora lá e enxerga além dos pontos turísticos. Para escolher um amigo legal, fique dê olho nas avaliações presentes nos perfis do site, e não exite em fazer perguntas ao amigo antes de agendar o passeio.