Destinos

Dois motivos para conhecer o arquipélago de Abrolhos

Relaxamento, diversão e ter a chance de descobrir lugares maravilhosos em nosso país. Quem não quer?  Formado por cinco ilhas, o arquipélago de Abrolhos está localizado a 75 km da costa do sul da Bahia, na região da cidade de Caravela, e é considerado um dos lugares mais lindos para mergulho no mundo.

Foto28_Arquipelago_de_AbrolhosFoto28_Arquipelago_de_Abrolhos

Créditos: Divulgação

Farol na Ilha Santa Bárbara, uma das cinco que compõem o arquipélago de Abrolhos

As cinco ilhas do arquipélago são: Ilha Santa Bárbara (sob controle da Marinha do Brasil, onde está o farol e também a única habitada), Ilha Siriba, Ilha Redonda, Ilha Sueste e Ilha Guarita. Quatro são áreas intangíveis, ou seja, o desembarque nestas ilhas é proibido. Somente a Ilha Siriba é aberta à visitação e de forma totalmente programada e monitorada.

A origem do seu nome vem da língua portuguesa, tendo primeiramente sido registrado em diversos mapas como um aviso aos navegadores por frequentes acidentes e naufrágios causados pela formação de corais e que dificultavam a navegação: “Abre Olhos”.

Confira abaixo dois motivos imperdíveis para visitar o arquipélago de Abrolhos e incluir esse destino nos seus planos de viagens!

Conhecer o Parque Marinho de Abrolhos

Foto21_Arquipelago_de_AbrolhosFoto21_Arquipelago_de_Abrolhos

Créditos: Divulgação

O parque oferece experiências incríveis e diferentes aos visitantes

O arquipélago foi a primeira área do Brasil que recebeu o título de Parque do Marinho em 1983, e é controlado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) com apoio da Marina do Brasil.

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos se consagrou como um dos 12 parques mais importantes do mundo e tem como principais atividades a prática de mergulho (com cilindro ou snorkel), visitação de aves que se nidificam na região e o seu famoso farol instalado desde 1861 por ordem de D. Pedro 2ª.

O Parque também é um dos destinos mais cobiçados pelos turistas, além de ser reconhecido pela diversidade dos conjuntos de recifes, grutas submarinas, naufrágios históricos, entre outras atrações. Localizado no extremo sul da Bahia, próximo à Prado, o parque oferece experiências incríveis e diferentes aos visitantes.

Praticar mergulho livre e ver baleias jubarte

Foto2_Baleias_Jubartes_AbrolhosFoto2_Baleias_Jubartes_Abrolhos
Especialmente neste mês de julho, as baías de Abrolhos são indicadas para o mergulho livre, até mesmo para quem nunca praticou a modalidade. Isso porque, a chegada das baleias jubartes ao literal brasileiro em busca de águas mais quentes para o acasalamento e amamentação de seus filhotes, possibilita aos visitantes um verdadeiro espetáculo da natureza com as acrobacias das baleias.

Hospedagem e passeios

Foto27_Arquipelago_de_AbrolhosFoto27_Arquipelago_de_Abrolhos

A Pousada Casa de Maria e a Catavento tem um conjunto de atividades e pacotes especiais para que deseja conhecer o arquipélago de Abrolhos. Os pacotes incluem taxa de ICMBio, café da manhã, almoço, frutas, água mineral, refrigerantes e equipamentos básico para a prática de mergulho (máscara, nadadeira e snorkel).

A pousada Casa de Maria já se tornou referência em hospedagem na região e está localizada a 600 metros da região central de Prado e a 250 m da praia.

Informações: (73) 3298-1425, (73) 99941-5042 ou (31) 99940-0981. E-mail [email protected] ou [email protected].