Sem categoria

Dia do Rei na Holanda tem festas, desfile e até ‘selfie’ com o monarca

As ruas de Amsterdã e de várias outras cidades da Holanda foram tomadas por uma multidão vestida de laranja — e a famosa Seleção de futebol do país nem estava jogando. Nesta segunda-feira (27) é comemorado no país o Dia do Rei, o aniversário de 48 anos do monarca Willem-Alexander.

Holandês tira selfie com o rei do país Willem-Alexander durante o Dia do Rei; de rosa, a rainha Máxima (Foto: Phil Nijhuis/AP)Holandês tira selfie com o rei do país Willem-Alexander durante o Dia do Rei; de rosa, a rainha Máxima (Foto: Phil Nijhuis/AP)

O feriado nacional tem sido uma tradição há várias gerações na Holanda. Willem-Alexander, que completou 48 anos, foi até Dordrecht, cidade perto do porto de Roterdã, para participar de um dia inteiro de celebrações entre milhares de súditos. O rei tirou até selfies com um deles.

Barco durante celebração do Dia do Rei em Amsterdã, em 2015 (Foto: Margriet Faber/AP)Barco durante celebração do Dia do Rei em Amsterdã, em 2015 (Foto: Margriet Faber/AP)

O destaque das celebrações diurnas foi uma armada de barcos descendo o rio enquanto o rei, a rainha Maxima e suas três filhas navegavam em uma embarcação coberta de flores.

A comemoração termina com centenas de festas noturnas pela nação de 16,8 milhões de habitantes.