Dia do Enólogo: você sabe o que esse profissional faz? – TV Jornal

Por TV Jornal

O Dia Nacional do Enólogo é comemorado neste domingo (22). De acordo com o instrutor de alimentos e bebida do Senac, Cícero Delniro, o profissional é o responsável por preservar as características do vinho, fazendo com que determinado produto mantenha seu diferencial em todas as safras. “O Enólogo acompanha todo o processo de produção do vinho, do plantio até o produto final. É preciso ficar atento a todos os detalhes do desenvolvimento da bebida”, explica.

Confundido por muitos com o responsável por degustar e indicar os melhores vinhos e suas combinações com comida, o instrutor explicou a diferença entre o Enólogo e outros termo usados no mundo das uvas. “O papel de indicar os vinhos e suas combinações dentro de um restaurante é do Sommelier. É dele a responsabilidade de indicar a carta de vinhos de acordo com o público alvo do estabelecimento”, informou Delniro. Além da função do Sommelier, Cícero também definiu o termo Enófilo, que é utilizado para quem gosta de apreciar uma boa taça da bebida. Os amantes do vinho.

Vale do São Francisco

Engana-se quem pensa que o vinho brasileiro só é produzido na Região Sul. O Nordeste tem uma viticultura que desperta curiosidade no mundo todo. A capacidade produtiva das videiras do Vale do São Francisco é determinada pelo manejo e não pelo clima, sempre seco e quente. Cada planta gera duas safras por ano. E isso acontece porquê o período de repouso das vinhas é induzido pela irrigação artificial, é o único lugar do mundo que produz 2,5 safras no ano.

Na região turística do Vale do São Francisco, o município de Petrolina (PE) é um dos destinos que atraem os turistas pela prática do enoturismo. O processo de produção do vinho pode ser contemplado nas grandes fazendas de uva que se destacam nas paisagens da cidade.

História

Presente na vida do homem desde as primeiras civilizações, há registro que as primeiras produções de vinhos surgiram por volta de 8 mil anos atrás, depois da Revolução da Agricultura, em uma região conhecida como Cáucaso. No Egito a bebida era oferecida aos deuses pelos Faraós, permeou toda a cultura greco-romana, os deuses mitológicos Dionísio e Baco não negavam um taça. Fez parte das refeições na Idade Média, inclusive da mais reencenada da história, a Santa Ceia. O vinho deixou seu sabor marcado na boca dos marujos da Grande Navegação na Idade Moderna, e nos mais fieis degustadores dos dias atuais.

A tradição europeia, trazida ao Brasil por volta de 1532 pelos imigrantes, resultou em vinhos com personalidade única. Hoje, a área de produção vitivinícola no Brasil soma 83,7 mil hectares, a maioria na Região Sul. São mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país, a maioria instalada em pequenas propriedades. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em 2016, foram produzidos 92,1 milhões de litros de vinho no País, 43% foi importado para o Chile, principal comprador da bebida brasileira.

Veja Também

Pin It

Comments are closed.