Destinos folclóricos: explorando o Brasil e suas lendas

Na última quinta-feira, dia 2, foi comemorado o Dia do Folclore. O Brasil possui uma cultura muito forte, principalmente no que se diz em relação ao folclore. Mas o país também nunca deixa a desejar em seus destinos. São diversas lendas e personagens que ficaram marcados em nossas mentes. O mais curioso nisso tudo é o local de origem dos mitos.

Você conhece os destinos mais folclóricos do Brasil? Então vem com o Submarino Viagens que você vai saber quais são esses lugares e as histórias que os envolvem.

Manaus

Vista do TeVista do Te

Créditos: Divulgação/Submarino Viagens

Vista do Teatro Amazonas, inaugurado em 1896

A cidade de origem da lenda do boto cor de rosa é Manaus. No conto, o boto se transforma em um homem, vai a festas seduzir mulheres, engravida-as e volta para o rio.

À parte da lenda, Manaus oferece passeio com os botos assim como o Caribe faz com os golfinhos. Além de nadar com eles, você e sua família também podem alimentá-los! Por aqui também é possível conhecer melhor a floresta amazônica e ver de perto o encontro dos rios Negro e Solimões. Ainda no Amazonas, você pode ir a festas típicas, como o Festival Folclórico de Parintins, também conhecido como Festa do Boi Bumbá.

Pantanal

No Pantanal é onde surgiu a lenda do Boitatá, a cobra de fogo que protege as matas contra incendiários.

pantanal-faunapantanal-fauna

O destino é ideal para quem curte a presença da natureza, fazer pesca recreativa ou esportiva nos rios, ver animais exóticos, fazer passeios de barco ou a cavalo, fazer safáris fotográficos e muito mais. Ou seja, não faltam opções de atividades por aqui. E o melhor, a região pode ser visitada o ano todo, na cheia e na estiagem!

Rio São Francisco

Na região mineira do rio São Francisco é que se passa a história do Caboclo d’Água, que é conhecido como o defensor do rio.

rio-sao-francisco-coqueirosrio-sao-francisco-coqueiros

Nas redondezas há um lugar incrível a ser visitado, o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado para proteger a nascente do Velho Chico. A região possui diversas cachoeiras, como as Cachoeiras Cascata d’Anta e dos Rolinhos, que tornam os passeios ainda mais incríveis. A Cascata é, inclusive, parte do percurso do Rio São Francisco!

São Vicente

Foi em São Vicente que foram feitos os primeiros registros da história do Curupira, o personagem com cabelos cor de fogo e pés virados para trás, que é protetor das plantas e animais na floresta!

sao-vicente-vista-aereasao-vicente-vista-aerea

Créditos: Divulgação/Submarino Viagens

Vista de São Vicente, na Baixada Santista

Localizada no litoral paulista, além das praias, a cidade é histórica e oferece passeio de teleférico –lá do alto você pode contemplar a Baía de Todos os Santos, assistir ao pôr do sol e ver pessoas saltando de paraquedas–, tirar fotos na Ponte Pêncil –Monumento Histórico local recuperado– e ainda curtir a vida noturna agitada!

Joanópolis

O mito do lobisomem ganhou conhecimento no Brasil através da cidade paulista de Joanópolis. Não é difícil cruzar com moradores, principalmente mais velhos, que garantem já ter visto lobisomens rondando a região.

Por ser bem próxima ao limite com Minas Gerais, a cidade possui diversas cachoeiras e montanhas incríveis, como a Cachoeira dos Pretos, que tem 154 metros de queda d’água, e o Gigante Adormecido, montanha com 1725 metros de altitude. Logo na entrada da cidade você se depara com um boneco de lobisomem com 2 metros de altura!

Um passeio por essas cidades, além de divertido e misterioso pelas histórias, é também recheado de opções do que fazer e belezas naturais! Gostou dos destinos folclóricos? Então explore melhor o Brasil..

Pin It

Comments are closed.