Sem categoria

Desejo de liberdade motiva brasileiras a viajarem sozinhas, diz pesquisa

Turista olha mapa (Foto: Reuters/Marcelo del Pozo)Um quarto das entrevistadas costumam viajar sozinhas, segundo a pesquisa (Foto: Reuters/Marcelo del Pozo)

Ganhar mais confiança e independência, ter a liberdade de escolher o que fazer e aprender mais sobre outras culturas. São esses alguns dos motivos que levam brasileiras a viajarem sozinhas, de acordo com um estudo do site TripAdvisor.

A pesquisa ouviu 9.852 usuários de dez países. Das 671 brasileiras, uma em cada quatro afirmou que costuma viajar sozinha e planeja repetir a experiência de duas a quatro vezes nos próximos 12 meses.

As razões principais apontadas para partir em viagens solo foram a liberdade de escolher o que querem fazer (65%) e a falta de tempo ou recursos financeiros de amigos e familiares para embarcarem com elas (30%).

Para elas, viajar sozinha ajuda a ganhar mais independência (50%), confiança (52%) e a aprender sobre outras culturas (51%).

Segurança
Segundo a pesquisa, no mundo as australianas e as britânicas estão entre as viajantes mais independentes, com 81% afirmando que planejam viajar sozinhas neste ano.

Quando questionadas sobre as precauções que costumam tomar quando estão sozinhas, a maioria diz que evita lugares desertos (61%) e procura não se comportar como um turista típico (45%).

As atividades favoritas das brasileiras são atrações culturais (88%) gastronomia local (70%) e compras (48%).

Outro resultado da pesquisa mostra que 66% das brasileiras viajam constantemente apenas com amigas ou familiares do sexo feminino.