Conheça os melhores pontos para mergulho básico em Noronha

Se você ainda não se convenceu do talento marinho desse cobiçado arquipélago brasileiro, a mais de 500 km do continente, vale relembrar.

Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, Fernando de Noronha abriga algumas das mais belas praias do planeta; suas águas são consideradas um dos melhores pontos de mergulho do Brasil, com uma temperatura média de 27ºC; a visibilidade debaixo d’água pode chegar a 50 metros de distância, por conta da distância do litoral e da ausência de águas de rios e seus sedimentos; e sua geografia é marcada por uma variedade topográfica que reúne diversos cenários, em um mesmo ponto de mergulho.

Mergulho em Noronha, onde o mar tem uma das melhores visibilidades do mundoMergulho em Noronha, onde o mar tem uma das melhores visibilidades do mundo

Créditos: Tati Vasconcelos/All Angle

Mergulho em Fernando de Noronha, onde o mar tem uma das melhores visibilidades do mundo

Nesta espécie de ‘Harvard do mergulho’, a regra é descer para o fundo do mar, em operações que são feitas tanto com mergulhadores certificados quanto com aqueles que provam a experiência pela primeira vez.

Para imersões de até 12 metros de profundidade, as agências locais contam com batismos, acompanhados de um instrutor exclusivo para mergulhos em algum ponto de mar mais tranquilo, entre as opções possíveis nas 21 ilhas e ilhotas de Fernando de Noronha.

Um dos endereços perfeitos para a estreia marinha é a Ilha do Meio, nas Ilhas Secundárias, entre o Mar de Fora e o de Dentro.

E para cada desembarque, Noronha garante um cenário diferente.

Mapa com os principais pontos de mergulho de Fernando de NoronhaMapa com os principais pontos de mergulho de Fernando de Noronha

Créditos: Reprodução

Mapa mostra os principais pontos de mergulho de Fernando de Noronha

Nas Ilhas Secundárias, os mergulhos de nível básico acontecem em locais como Buraco do Inferno, a 12 metros de profundidade, cujo fundo arenoso é conhecido por suas cavernas e grutas de fácil acesso. A versatilidade cênica pode ser vista também em Cagarras Rasas, ponto de mergulho protegido por paredões de até 30 metros de altura.

Confira os melhores pontos de mergulho no Mar de Dentro e no Mar de Fora, setor da ilha virado para a África:

Mar de Dentro

Pontos de batismos para mergulhadores de primeira viagem, o Buraco do Inferno e Ressurreta, ambos a 12 metros de profundidade, são locais rasos para mergulho e abrigam, respectivamente, uma gruta submersa com belas formações rochosas e grande concentração de peixes tropicais como frades, garoupas e barracudas.

Mergulho no Buraco do InfernoMergulho no Buraco do Inferno

Créditos: Nayara Bucair/All Angle

Mergulho no Buraco do Inferno

O mergulho na Ilha do Meio (16 m) é marcado pela variedade marinha, devido ao encontro do Mar de Fora e o Mar de Dentro, através de um canal que o separa da Ilha Rata.

Outro ponto fácil de mergulho, é o Morro de Fora (16 m), próximo à praia da Conceição. O local é um dos pontos de maior concentração de corais de fogo e espécies como moreias, mariquitas e raias-xita.

Rasa e sem muitas formações, a Laje Dois Irmãos (22m) fica ao largo do Morro Dois Irmãos e abriga uma laje com corais e esponjas. O local costuma ser frequentado por raias-chita e tubarões bico-fino.

Já a Caverna da Sapata (de 24 a 30m) é um costão rochoso que abriga uma gruta de fácil penetração, porém sujeito a fortes correntes. Indicado também para mergulhadores de nível avançado.

1/7

Crédito da imagem: Sandro Rodrigues/All Angle

Mergulho na Ilha do Meio, no Mar de Dentro (foto: All Angle/Sandro Rodrigues)

2/7

Crédito da imagem: Tati Vasconcelos/All Angle

Morro de Fora

3/7

Crédito da imagem: Nayara Bucair/All Angle

Laje Dois Irmãos

4/7

Crédito da imagem: Lola Fritzsche/All Angle

Mergulho na Caverna da Sapata

5/7

Crédito da imagem: Andreza dos Santos/All Angle

Mergulho nas Cordilheiras

6/7

Crédito da imagem: Zaira Matheus/All Angle

Cagarras

7/7

Crédito da imagem: Tati Vasconcelos/All Angle

Cabeço das Cordas

Voltado para mergulhadores de níveis básico e avançado, Cordilheiras (30m) é um ponto conhecido por sua formação que lembra uma cadeia de montanhas submersas. próximo do final da Ilha Rata.

O mergulho em Cagarras (33m), considerado o melhor endereço noronhense para batismo, se caracteriza por sua versatilidade, proporcionando diferentes pontos de mergulho em um mesmo local, como águas rasas e abrigadas, e paredões de até 30 metros de profundidade. Experiência voltada também para mergulhadores avançados.

Com profundidade que vai de 17 a 42 metros, o mergulho no Cabeço das Cordas acontece próximo à extremidade norte da ilha e é marcado por correntes que trazem cardumes de xaréus, piranjicas e dentões. Indicado também para mergulhadores de nível avançado.

Mar de Fora

Este lado da ilha abriga um dos coloridos pontos de mergulho de Noronha. O Buraco das Cabras (16m) se caracteriza pela travessia de um canal, usando a técnica de “drift dive”, quando onde o mergulhador é levado pela correnteza. Grande número de corais e esponjas, além de tartarugas e raias, marcam a experiência por ali.

Buraco das CabrasBuraco das Cabras

Créditos: Andreza dos Santos/All Angle

Buraco das Cabras

O mergulho em Caieiras (18m) ocorre entre três formações rochosas, em meio a uma laje de pedras, conhecido pela grande quantidade de algas e uma das áreas de descanso e alimentação de tartarugas marinhas.

Cobiçado ponto de mergulho de Noronha, Pedras Secas (18m) é endereço fácil de arraias, tartarugas e tubarões-lixa. O local é formado por impressionantes corredores, cânions, grutas e pequenas cavernas. Indicado também para mergulhadores de nível avançado.

1/4

Crédito da imagem: Andreza dos SantosAll Angle

Caieiras

2/4

Crédito da imagem: Alice Grossman/All Angle

Vista aérea de Pedras Secas, um dos pontos de mergulho mais cobiçados de Noronha

3/4

Crédito da imagem: Alice Grossman/All Angle

Vista aérea da Ilha do Frade

4/4

Crédito da imagem: Andreza dos Santos/All Angle

Cabeço Submarino, um dos pontos de mergulho, em Fernando de Noronha

Localizado em frente à Praia da Atalaia, o mergulho da Ilha do Frade (22m) começa a oito metros de profundidade, em área mais abrigada da ilha, e segue em direção ao setor mais profundo, um cenário que vai de imensas rochas até o fundo arenoso. Outro mergulho nesse nível de profundidade acontece na Ilha Trinta Réis, em frente à Enseada dos Abreus, cujo destaque é a passagem por um  cânion formado por duas paredes rochosas.

Cabeço Submarino (23m) é considerado uma das formações mais interessantes da região, localizado em frente à Baía do Sueste. O local se caracteriza pela grande quantidade de tartarugas, barracudas, lagostas e eventuais tubarões.

SAIBA MAIS
Atlantis Divers
A empresa realiza duas saídas diárias para batismo, pela manhã e à tarde. Os valores vão de R$ 470 (um mergulho) a R$640 (duas saídas).
www.atlantisdivers.com.br

Imagem Autor

+ posts do autor

Rede Viagem Livre

Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Pin It

Comments are closed.