Conheça as mais belas festas brasileiras com apenas uma passagem

Por Heitor e Silvia Reali, do site Viramundo e Mundovirado

Ilustrações de Lu Paternostro

Que parada é essa? Como isso é possível se as festas acontecem em épocas e diferentes locais do Brasil? Ahh, mas em São Paulo tudo pode, e a parada é a do metrô República onde estão expostas as pinturas da artista plástica Lu Paternostro.

festas_brasileiras2festas_brasileiras2

Uma mistura única feita de índio, português e africano, deu liga. Pegamos o melhor de cada povo. Para citar apenas o exemplo da música, esse cruzamento não deu apenas samba, mas também maracatu, congada e reisado. E não copiamos apenas a música como adaptamos ou criamos novos instrumentos musicais. Na dança o ritmo do índio era muito seco? Juntamos o gingado do africano. Na culinária não havia farinha de trigo ou açúcar por aqui? Ajuntamos à receita a farinha de milho, melado de cana e o bolo ficou mais saboroso.

festas_brasileiras3festas_brasileiras3

Esse nosso tempero, nossa formação, embaralha a cuca dos estrangeiros que sempre buscam nos decifrar. E, o que dirá a mente dos artistas mais sensíveis ao inexplicável? Esse caldeirão de raças e seus costumes resultaram também em obras de arte como as expostas na Estação República do metrô. Nas ilustrações, Lu Paternostro revela a todos os passantes o encantamento que nela produziram as festas e os tipos regionais do nosso país.

festas_brasileiras4festas_brasileiras4

Algumas ilustrações mostram as danças brasileiras como o Reisado, o Bumba meu boi, a Congada, e o Maracatu. Outras enfocam os tipos brasileiros como o gaúcho, o pantaneiro, o jangadeiro, o seringueiro, e o caiçara, todos em meio à natureza e entretidos em seus afazeres. Com traços leves, cores vibrantes, belos grafismos e muito movimento, Lu Paternostro como ela mesma define: “… presto uma homenagem ao povo brasileiro”.

festas_brasileiras5festas_brasileiras5

Outras ilustrações abordam a capoeira, a rendeira, o sanfoneiro e a baiana fazendo o acarajé. O fundo da ilustração da baiana é quase uma receita pois, todos os ingredientes que entram no preparo do famoso bolinho estão flutuando ao redor dela: os camarões, o azeite de dendê, quiabos, cebolas, pimentas e raminhos de coentro.

festas_brasileiras6festas_brasileiras6

Na Estação República circulam milhares de usuários por dia. Muitos vindos das regiões mostradas nas ilustrações se sentirão honrados, outros terão a oportunidade de saber mais sobre as manifestações culturais brasileiras, e outros ainda serão instigados a conhecê-las ao vivo.

“Uma Homenagem ao meu País”, da artista Lu Paternostro
Onde: Estação Metrô República
Quando: de 10 a 30 de novembro de 2015
Quanto: Catraca livre

Pin It

Comments are closed.