Destinos, Principais, Viagem

Conheça 3 lugares para visitar na Patagônia Argentina

A Patagônia Argentina apresenta a natureza em um de seus estados mais imaculados e solitários, uma terra de contrastes no fim do mundo. É provavelmente a combinação de opostos, o atraente e o inacessível, que atrai o interesse e a curiosidade de tantas pessoas.

Ocupando quase um terço de todo o território da Argentina, pode ser subdividido geograficamente em Patagônia Atlântica e Patagônia Andina. O primeiro é conhecido pela riqueza de sua fauna, enquanto o segundo tem como clímax os picos nevados e as geleiras dos Andes. Entre eles, uma Patagônia deserta, invariavelmente com uma estrada reta no meio do nada.

Confira aqui 3 lugares imperdíveis para visitar nesta incrível região da Argentina:

Ushuaia

Ushuaia na Patagônia Argentina

Ushuaia, também conhecida como “Fim do Mundo”, é um porto de chegada ou saída de viagens marítimas entre a Argentina e o Chile. Aí está localizado o seu monumento histórico conhecido como Farol “Les Éclaireurs” que outrora iluminava a viagem dos marinheiros que navegavam por estas águas. É “a imagem de Ushuaia”.

A região permite vivenciar diversos roteiros, desde passeios ao ar livre na cidade, como trilhas e passeios por parques nacionais, passeios de catamarã no Canal de Beagle, esqui nas montanhas de Cerro Castor e até uma inesquecível viagem de trem.

Um lugar ideal para se desconectar da rotina e explorar a história e os segredos da Terra do Fogo é sem dúvida La Estancia Harberton, declarada em 1999 como Monumento Histórico Nacional. Mesmo de lá, você pode fazer visitas guiadas ao centro histórico e ao Museu Acatushún ou dar uma caminhada pela península de Harberton.

Se falamos de “pratos típicos” pode desfrutar de deliciosos pratos como caranguejo-aranha, pescada negra e cordeiro, além de saborear uma variedade de cervejas artesanais e desfrutar de um rico chocolate na tradicional Taberna del Viejo Lobo adornada com figuras do emblemático artista Fernando Pugliese.

Bariloche

San Carlos de Bariloche, mais conhecido como Bariloche, é um destino ideal para desfrutar com a família.

Localizada no sudoeste da Argentina, no coração da região dos lagos do país, Bariloche fica às margens do Lago Nahuel Huapi e seu parque nacional, que oferece emocionantes atividades ao ar livre para os viajantes, bem como uma bela cidade de estilo suíço, repleta de lojas de chocolate e boutiques.

Os hotéis e cabanas da região são verdadeiros convites ao charme e ao estilo, sendo muito apreciados por quem aprecia um bom vinho em frente a uma acolhedora lareira. Um destino de inverno renomado que você não pode perder é a estância La Fragua, localizada a 30 km de Bariloche. Este local é ideal para toda a família, onde podem cavalgar e desfrutar da fauna e flora típicas do local.

Outra opção é o refúgio Bergohf que o convida a descobrir o coração das florestas e viver uma experiência única com passeios noturnos, jantares e shows ao ar livre em meio à natureza.

Além disso, é impossível não desfrutar de um bom chocolate quente na “Capital Nacional do Chocolate”. Entre algumas das lojas de chocolate mais conhecidas, recomendamos uma visita a: Mamuschka, El Turista, Rapanui e Abuela Goya.

El Calafate

Outro dos destinos mais recomendados para se visitar é o Parque Nacional Los Glaciares, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a cerca de 80 km de El Calafate, onde se pode visitar o Glaciar Perito Moreno, considerado uma das grandes maravilhas da Patagônia. .

Sua superfície é de 250 km2 e é uma das poucas que ainda avança cerca de 100 metros por ano. O movimento faz com que os blocos de gelo que caem no Lago Argentino se soltem. A paisagem infinita, o vento, o frio e o barulho fazem parte de uma experiência impressionante. Geralmente, esse é o destino mais visitado pelos brasileiros durante o verão.

Porém, o inverno deste paraíso natural oferece diversos atrativos, como patinar em lagos congelados com a cordilheira ao fundo, e esquiar em um parque de neve no alto da montanha são apenas alguns dos atrativos que El Calafate oferece no inverno.

El Chaltén, também conhecida como “a Capital Nacional do Trekking”, tornou-se o local escolhido por muitos atletas devido à infinidade de circuitos que são propícios para a prática de qualquer tipo de esporte. Alguns dos lugares mais recomendados são a Laguna de los Tres, de onde pode-se ver o impressionante Monte Fitz Roy. Outro dos destinos preferidos dos amantes do trekking e até mesmo dos experts, pode-se dizer, é Laguna Torre. Assim que a viagem começa, avista-se o desfiladeiro do rio Fitz Roy, que oferece uma vista panorâmica do Cerro Solo, Cordón Adela, Cerro Torre e monte Fitz Roy. Do outro lado do rio está a cachoeira Margarita.

Continuando a viagem em direção ao centro da cidade, uma parada obrigatória é definitivamente El Parador La Leona, construído em 1894 por uma família de imigrantes dinamarqueses, os Jensens, declarado pelo governo de Santa Cruz como Patrimônio Histórico e Cultural da província. Este parador traz consigo uma lenda urbana sobre as suas origens que dá nome ao local.

Não importa a estação do ano, o Sul é sempre um bom destino para viajantes aventureiros e amantes da natureza.